Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Clínica de Match Race contou com a presença da técnica americana Sally Barkow

Notícias

Clínica de Match Race contou com a presença da técnica americana Sally Barkow

10/02/2011
Compartilhar

A clínica de vela de match race feminino realizada no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, entre os dias 2 e 7 de fevereiro com a técnica americana Sally Barkow serviu para as velejadoras e técnicos conhecerem melhor a classe olímpica Elliott 6M. Foram seis dias de intenso treinamento na água, sobretudo, para aprenderem à condução do barco que é uma novidade na vela brasileira.

A referência principal para a maioria dos velejadores que disputam a modalidade de match race aqui no Brasil é a classe J/24. Já o Elliott 6M tem características próprias, que diferem um pouco dos demais. Por isso, a técnica americana, que há três anos compete nesta classe, deu várias dicas importantes para as brasileiras de como tirar melhor proveito do Elliott 6M na competição.

A experiência de Sally Barkow, velejadora do ano nos Estados Unidos, em 2005 e 2007, além de primeira colocada no Sailing Team EUA na classe Yngling (2005-08), foi importante para as meninas, tanto iniciantes no match como para as mais experientes. A timoneira Juliana Senfft, da equipe Itapuca (RJ) de match race, já competiu em eventos internacionais com o Elliott 6M. Mesmo assim, pegou dicas importantes.

A clínica de match race foi realizada no Veleiros do Sul teve o apoio do programa de Solidariedade Olímpica do COI, através do Comitê Olímpico Brasileiro, que também esteve presente no lançamento da flotilha do Elliott 6M, em Porto Alegre, no dia 2 de fevereiro.

O treinamento foi com os seis novos barcos olímpicos da classe Elliott 6M, adquiridos pela Lei de Incentivo ao Esporte com parceria da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Bradesco e Unifertil. O COB e a CBVM estão preparando mais algumas clínicas com técnicos estrangeiros. As próximas serão realizadas de 19 a 23 de março para os níveis iniciante e avançado em Porto Alegre. Serão feitas nas vésperas da seletiva regional da América do Sul para a Grand Final da Nations Cup 2011, Copa do Mundo de match race, de 24 a 27 de março no Veleiros do Sul.

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br
Fotos Ricardo Pedebos/divulgação/VDS