Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Notícias

Favoritos da Pré-Olímpica de Vela 2010 se destacam no primeiro dia de regatas

24/02/2010
Compartilhar

As provas de ontem (23), da Pré-Olímpica de Vela de 2010 que está sendo disputada no Lago Paranoá, em Brasília, tiveram mais de duas horas de atraso, por causa da ausência de vento. Apesar disso, os favoritos começaram bem a competição.

Jorginho Zarif, de apenas 17 anos - o integrante mais jovem da Equipe Brasileira - venceu as duas regatas no Finn, com Henry Boening chegando em segundo lugar. "Foi um início maravilhoso", comemorou o velejador paulista, que no ano passado conquistou o Campeonato Mundial Júnior da classe, na Hungria.

Na tarde de ontem foram disputadas duas regatas no Finn e no 49er, e uma no Laser, no Laser Radial, no 470 masculino e feminino, e na RS:X masculina e feminina. A competição, somada aos resultados dos Campeonatos Nacionais de cada classe, definirá os integrantes da Equipe Brasileira de Vela, que receberão ajuda financeira da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) para a campanha olímpica deste ano, visando os Jogos da Inglaterra, em 2012.

André Fonseca, o Bochecha, e Marco Grael também comemoraram duas vitórias no 49er. "Não foi nada fácil. Na primeira regata, garantimos o primeiro lugar só na reta de chegada", lembrou Fonseca, que tem apenas um adversário na prova: a dupla carioca Rodrigo Monteiro e Filipe Novello. "Temos de manter a concentração e velejar bem."

No 470, Fernanda Oliveira/Ana Luísa Barbachan e Fábio Pillar/Gustavo Thiesen, que assim como Fonseca/Grael defendem a vaga na Equipe Brasileira, venceram a regata desta terça-feira. "Ganhamos com certa vantagem, mas nada que mude nossa conduta. Temos de manter a seriedade porque em cada dia as condições são diferentes", disse Fernanda. "É bom começar ganhando. Aumenta a nossa confiança", completou Pillar.

No RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, e Patrícia Freitas, também da Equipe Brasileira, ganharam com facilidade e deram o primeiro passo para continuar no grupo. "Meu sonho é disputar a minha quarta olimpíada e estou me empenhando muito para isso", afirmou Bimba.

O Laser foi a exceção. Os favoritos Bruno Fontes e Adriana Kostiw não venceram. Os primeiros lugares ficaram com Eduardo Couto e Fernanda Decnop.

Na raia dois, onde foi disputada o Laser, o 470 e o RS:X, a largada da primeira regata foi cancelada por falta de vento. Na raia três, mais ao Sul, as duas regatas foram disputadas muito rapidamente. Os ventos variaram de seis a 14 nós e rondaram de Norte a Nordeste.

Star e Match Race - A partir desta quarta-feira, dia 24, com o início do Star e do Match Race, todas as classes serão disputadas na Pré-Olímpica. O Star, considerada a classe mais técnica do programa olímpico, promete grandes confrontos, com a participação de três duplas que ficaram entre as top ten do Campeonato Mundial, disputado em janeiro, no Rio: Torben Grael / Marcelo Ferreira (terceiro colocados), Lars Grael / Ronald Seifert (quartos) e Robert Scheidt / Bruno Prada (nonos).

"Vai ser uma boa disputa certamente", comentou Torben Grael, que emagreceu quatro quilos nos últimos 30 dias para ficar mais competitivo na raia do Paranoá, conhecida por ter ventos fracos e rondados. "Vamos tentar tirar proveito de nossas possibilidades."

A primeira regata da classe, que reúne 13 duplas inscritas, está prevista para as 13 horas e, a princípio, os organizadores pretendem fazer duas provas.

Já os primeiros confrontos do Match Race Feminino estão marcados para as 9 horas. Cinco equipes se revezarão em quatro barcos Microtoner 19. As equipes farão duas rodadas no sistema "todas contra todas" e as quatro mais bem colocadas disputarão as semifinais (primeira contra a quarta e segunda contra a terceira em uma série melhor-de-três confrontos). As perdedoras decidem o terceiro lugar (melhor-de-três) e as vencedoras a grande final (em melhor-de-cinco). Cada "flight", como é chamado o confronto barco contra barco, deverá demorar em torno de 15 a 20 minutos, dependendo do vento.

"Estamos aqui desde sábado e pudemos treinar um pouco mais com o barco. Hoje (terça-feira), velejamos umas duas horas e só paramos porque o vento acabou. Acho que a nossa classe será bem equilibrada", comentou Juliana Senfft, atual integrante da Equipe Brasileira de Vela.

Todas as outras classes, disputadas em flotilha, também têm largada prevista para às 9 horas. A exceção é o Star.

Resultados da terça-feira, dia 23 de fevereiro
Laser
1- Eduardo Couto - 1 ponto perdido
2- Lucas Mesquita - 2
3- Rodrigo Mendonça - 3

Laser Radial
1- Fernanda Decnop - 1 ponto perdido
2- Maria Hackerott - 2
3- Mônica Matschinske - 3

470 Masculino
1- Fábio Pillar/Gustavo Thiesen - 1 ponto perdido
2- Rick Wanderley/Richard Zietemann - 2
3- Tommy Sumner/Felipe Brito - 3

470 Feminino
1- Fernanda Oliveira/Ana Luisa Barbachan - 1 ponto perdido
2- Martine Grael/Isabel Swan - 2

RS:X Masculino
1- Ricardo Winicki, o Bimba - 1 ponto perdido
2- Albert Carvalho - 2

RS:X Feminino
1- Patrícia Freitas - 1 ponto perdido
2- Bruno Martinelli - 2
3- Patrícia Castro - 3

49er
1- André Fonseca/Marco Grael - 2 pontos perdidos (1+1)
2- Rodrigo Monteiro/Filipe Novello - 4 (2+2)

Finn
1- Jorge Zarif - 2 pontos perdidos (1+1)
2- Henry Boening - 4 (2+2)

Programação

Dia 24 (quarta-feira)
9h00 às 12h00 - Pesagem das tripulações da Classe Star, e resolução de pendências de medições.
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha
13h00 - Regatas flotilha da Classe Star

Dia 25 (quinta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 26 (sexta-feira)
9h00 - Regatas de Match Race Feminino
9h00 - Regatas flotilha

Dia 27 (sábado)
9h00 - Regatas flotilha / Dia reserva Match Race Feminino

Dia 28 (domingo)
9h00 - Regatas flotilha
16h00 - Hora limite para partida
18h00 - Entrega de Prêmios

A Pré-Olímpica de Vela é patrocinada pelo Bradesco e tem a organização do Iate Clube de Brasília (ICB) e da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).


Redação Bombarco
Fonte: Assessoria de Imprensa ZDL
Fotos: Maurício Val / Fotocom