Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Guia do Capitão Destinos São Sebastião - Episódio 04 - Desbravando o Arquipélago de Alcatrazes

Notícias

Guia do Capitão Destinos São Sebastião - Episódio 04 - Desbravando o Arquipélago de Alcatrazes

18/03/2024
Compartilhar

Em grande estilo, Alcatrazes de catamarã

 

O quarto e último episódio do Guia do Capitão Destinos São Sebastião pode ser considerado um marco histórico nas produções do Bombarco. Esse é o entendimento de Marcio Ishihara, CEO do grupo e apresentador do programa. A razão para isso é tão simples quanto forte. A visita ao arquipélago de Alcatrazes a bordo do catamaran AG 49 foi a realização de um sonho, o ápice que qualquer um que dedica sua vida ao universo marinho espera um dia poder experimentar.

 

Alcatrazes é um patrimônio natural de São Sebastião e do Brasil. Por ser uma unidade de conservação federal, as visitas devem ser previamente aprovadas e acompanhadas por condutores, profissionais capacitados para orientar o que pode, e principalmente o que não deve ser feito, para garantir a integridade desse santuário. O arquipélago é especial em vários aspectos, mas principalmente devido à diversidade de vida marinha que comporta, não sendo superado por nenhum outro em território nacional em quantidade de espécies endêmicas.   

 

Partindo do canal de São Sebastião ainda no escuro da madrugada, após três horas de navegação em grande estilo e com muito conforto, Marcio e seu time de convidados, todos amantes do mar,  cada um à sua maneira, chegam a Alcatrazes justo a tempo de se maravilhar com o nascer do sol. As primeiras luzes do dia, surgindo por trás daqueles picos rochosos que brotam do oceano verde e se projetam em direção ao céu azul, são um espetáculo fabuloso, que poucos têm a chance de testemunhar.

 

O farto café da manhã tomado no convés, entre boas conversas e muitas risadas, proporcionou a energia necessária para uma manhã de exploração submarina sem igual. Com a pesca proibida no arquipélago, os peixes que habitam a região costeira nadam próximo da superfície e se aproximam dos humanos sem temor algum. Utilizando apenas snorkels e pés de pato, é possível ter contato de perto com cardumes gigantescos das diferentes espécies que fazem de Alcatrazes seu habitat natural.

 

Imagens cinematográficas

 

Antes de colocar o catamarã em movimento novamente, para circundar a ilha principal, Marcio faz um tour detalhado pelo inteiro do AG 49, mostrando cada cantinho da embarcação que conta com quatro cabines e, na opinião do próprio Marcio, é perfeita para uma volta ao mundo. Podendo ser impulsionada pelo vento ou por dois motores Volvo de 50 HP, a economia de combustível e a estabilidade na navegação são duas de suas características mais vantajosas para uma empreitada de tamanha envergadura.

 

Durante o episódio, dois depoimentos se destacam, o do condutor capacitado pelo ICMBio, Marcio Levy, explicando com clareza os procedimentos que devem ser adotados por embarcações e tripulantes que tenham sido autorizados a visitar o arquipélago. O outro é do proprietário do estaleiro fabricante do AG 49, o renomado construtor de barcos Amilton Gutierrez, que repassa sua trajetória e divide com Marcio sua paixão pelo mar e pela vida.

 

Durante a velejada de regresso a São Sebastião, o AG 49 tem sua enorme vela balão estreada com magnificência. O design multicolorido estufado pelo vento toma conta da paisagem com Alcatrazes ao fundo, fazendo com que as filmagens de drone resultantes sejam de qualidade cinematográfica. Sem dúvida um episódio para jamais ser esquecido, digno de encerrar a série que revelou o que de melhor esse município tão espacial do litoral norte paulista tem a oferecer a quem ama barcos e o contato com a água salgada.

 

 

Assista o episódio completo do Guia do Capitão Destinos São Sebastião

 

 

 

 

 

 

Redação: Bombarco