Sua mensagem foi enviada com sucesso!
I Semana Náutica da Paraíba acontece de 8 a 15 de dezembro

Notícias

I Semana Náutica da Paraíba acontece de 8 a 15 de dezembro

25/11/2013
Compartilhar

Na última quinta-feira, 21 de novembro, o Governo do Estado da Paraíba lançou oficialmente a primeira Semana Náutica da Paraíba, em João Pessoa. O evento acontecerá de 8 a 12 de dezembro e terá o objetivo de divulgar as práticas esportivas que podem ser desenvolvidas no litoral paraibano.

A I Semana Náutica da Paraíba será dividida em diversas atividades como palestras, workshops, exposição náutica e semana do pescado, além de passeios de jet skis. O evento é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e representantes de entidades que integram o Comitê Náutico da Paraíba.

As inscrições poderão ser feitas e seguem até o dia 7 de dezembro, na Associação Náutica, que está localizada no Iate Clube da Paraíba, no bairro do Bessa, em João Pessoa. Para cada atividade será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 50,00, segundo os organizadores.

O secretário estadual de Turismo, Renato Feliciano, comentou que o evento também irá coincidir com a chegada do período de atracamento de cruzeiros marítimos no porto de Cabedelo. Ele acredita que este será um importante momento para massificar, junto aos visitantes, a potencialidade turística do destino paraibano: “A Semana é importante para dinamização do turismo náutico na Paraíba, no momento em que reunirá atividades acadêmicas, turísticas e esportivas”.

Programação

No dia 8 de dezembro, serão entregues os kits para todos os inscritos da I Semana Náutica da Paraíba, de acordo com as atividades escolhidas. Os locais para a retirada são: PIT da SETUR (Cabedelo) na Praia do Jacaré; Iate Clube da Paraíba; as marinas Sport Marina, Marina Formosa, Petronio Jet, Marina Alemão, Pronautica, Píer 34, Jacaré Marina, Bigtoy, Aquanautica, Marina Morena e Centro Náutico da Paraíba; e a Escola Bodete Kitesurf em Intermares.

No mesmo dia, das 11h às 14h, acontecerá um passeio de jet ski com saída da Praia de Areira Dourada, em Cabedelo, entre a Sport Marina e a Marina Formosa, e chegada na Prainha em Lucena.

Na segunda-feira, dia 9, será realizada um oficina de Manutenção Preventiva de Motores de Popa, com os palestrantes Marcelo Dorck e Mauricio Dias, na Yamaha do Brasil, na Jacaré Marina Clube – Sede na Praia do Jacaré. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas com José Odilon, pelo telefone (83) 9305-6575.

O dia também marcará a Abertura da I Semana Das Ciências do Mar (Secimar). Das 9h às 12h, serão feitas as inscrições e entregas das credenciais, e, das 14h às 17h, serão realizados os workshops “Beneficiamento do Marisco” e “Uso dos tablets como instrumento auxiliar a navegação” e a abertura Exposição Náutica.

À noite, das 19h às 20h30, acontecerá a Mesa Redonda “Projeto Extremo Oriental das Américas”.

No dia 10, das 9h às 12h, serão realizados mais dois workshops: “Práticas de Marinas” e “Marinharia”, e, das 14h às 17h, as palestras “Segurança na Navegação Amadora”, “A Lei de Modernização dos Portos”, “A Importância da Preservação do Patrimônio” e “Histórico Subaquático”.

Das 19h às 20h30, acontecerá o workshop “Astronomia e Navegação – Observando os astros”, com participação da Associação Paraibana de Astronomia (APA).

No dia 11, acontecerá durante o dia todo a Ação da Cidadania - Projeto Pescando Sonhos. E os workshops “Implantação de Recifes Artificiais” e “Marinharia” de manhã, e as palestras “A importância dos artefatos matemáticos na navegação marítima” e “Conhecendo o Pescando Sonhos” à tarde.

Das 19h às 21h, será realizada a Mesa Redonda “Construção de Píeres na Paraíba" e o encerramento da I SECIMAR.

No dia, 12, às 17h, uma atividade cultural comemora o Aniversário de Cabedelo, na Praia do Jacaré: a Ciranda do Projeto Mais Educação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Adjuto Carlos de Moraes.

No dia 13, serão abertas as inscrições para o 1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso Da Paraíba, no Clube Amador de Pesca de Cabedelo (CAPESC), que podem ser feitas com Marcial Matos , pelo telefone (83) 9979-0584 .

Nos dias 14 e 15, poderão ser feitas visitas ao navio de patrulha oceânica Araguari da Marinha do Brasil, das 14h às 17h, no Porto de Cabedelo. E serão realizadas regatas para as classes Hobie Cat 14 e 16, Laser e Prancha, na Praia do Jacaré, às 11h. Mais informações pelo telefone (83) 9982-1885 (Paulo Sérgio Costa). O kitesurf também terá dois dias de disputas, na Praia de Intermares – contato pelo telefone (83) 9154-2914.

No dia 14, acontece, ainda, a apresentação cultural do grupo Chorinho do Cap’s Ad-Cabedelo, às 17h, na Praia do Jacaré. E no dia 15, às 6h, começa o 1º Aberto Náutico de Pesca de Arremesso da Paraíba, na Praia do Macaco. A pesagem e premiação estão programadas para as 11 horas.

Das 10h às 15h, está programado o Torneio de Pesca Embarcada, no Rio do Ibama, e, das 11h às 14h, um Passeio Ecológico com saída em frente a Areia Vermelha e chega na Prainha de Lucena. E para as 10h, está marcada a Travessia Dia do Marinheiro, na Praia de Pontas de Matos. Mais informações com Kalyne Dantas, pelo telefone (83) 3241-2805.

O encerramento do evento com entrega de troféus e apresentações culturais acontecerá na Praia do Jacaré, às 16h.

Redação Bombarco
Fonte: Governo do Estado da Paraíba
Foto: Divulgação