Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Lanchas serão usadas em atendimentos sociais em regiões ribeirinhas

Notícias

Lanchas serão usadas em atendimentos sociais em regiões ribeirinhas

10/07/2012
Compartilhar

Na última segunda-feira, 09, foi assinado no Comando da Marinha, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, o Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Marinha do Brasil (MB) para a construção de 100 Lanchas Sociais e elaboração de Projeto Conceitual para posterior construção de embarcações de maior dimensão denominadas Barcos Sociais. Essas embarcações serão empregadas no transporte de técnicos e no atendimento e prestação de serviços socioassistenciais relativos aos programas e ações do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), em municípios das regiões norte e centro-oeste.

As cem Lanchas Sociais serão construídas pela Base Naval de Val-de-Cães, localizada em Belém (PA), na área de jurisdição do Comando do Quarto Distrito Naval. A supervisão técnica será efetuada pela Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e o gerenciamento do projeto pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).

As embarcações servirão como Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) itinerantes em rios e lagos. Técnicos prestarão serviços socioassistenciais, como a busca ativa, cadastramento, acompanhamento, atendimento das famílias, serviço de convivência com adolescentes, idosos e a população em geral, atividades de grupo, campanhas e esclarecimentos. Essa será mais um reforço do Plano Brasil Sem Miséria em áreas ribeirinhas.

A solenidade contou com a presença da Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, aconteceu no Comando da Marinha na Esplanada dos Ministérios.

Saiba mais

 

- Os Planos de Trabalho específicos para a Lancha Social e o Barco Social serão executados em três etapas:

1ª Etapa - Construção de 100 lanchas (Lancha Social) de transporte de técnicos e equipamentos, conforme projeto cedido pela Marinha do Brasil;

2ª Etapa - Elaboração do projeto para obtenção do Projeto Conceitual e Especificação de Aquisição de uma embarcação de maior dimensão (Barco Social) para atendimento e prestação dos serviços socioassistenciais;

3ª Etapa - Construção das embarcações de maior dimensão (Barco Social) para atendimento e prestação dos serviços socioassistenciais.

- Os recursos necessários para a execução da primeira e segunda etapas são de R$ 23.147.950,00. Os recursos destinados à terceira etapa serão estabelecidos após a conclusão e aprovação do projeto, previsto na etapa anterior.

- O Termo de Cooperação Técnica terá vigência até 31 de dezembro de 2014 e vigorará a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, mediante Termo Aditivo.

Principais características da Lancha Social:

- Comprimento total: 7,70m;
- Boca moldada: 2,50 m;
- Material: Alumínio Naval;
- Calado: 0,55 m;
- Motorização: Motor marítimo a diesel 6 cilindros, com eixo, potência nominal de 120 HP e 2500 RPM;
- Tanque de combustível:100 litros de óleo diesel;
- Lotação: 12.


Fonte: Marinha do Brasil
Foto: Divulgação