Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Marinas Nacionais hasteia Bandeira Azul da temporada 2013-2014

Notícias

Marinas Nacionais hasteia Bandeira Azul da temporada 2013-2014

03/12/2013
Compartilhar

No sábado, 23 de novembro, a Marinas Nacionais, no Guarujá, hasteou a Bandeira Azul correspondente à sua primeira temporada, válida para 2013-2014, e se tornou a primeira marina do estado de São Paulo a ter o selo ambiental.


A certificação é concedida pela Fundação pela Educação Ambiental (FEE), organização não governamental internacional, e pelo Instituto Ambiental Ratones no Brasil (IAR) a praias e marinas que cumprem os critérios exigidos para o programa: informação e educação ambiental; gestão ambiental; segurança e serviços; e qualidade da água.

A bandeira foi entregue pela coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, ao sócio administrativo da Marinas Nacionais, Juan Alfredo Rodriguez. “Ficamos muito felizes em difundir esse conhecimento. Aqui no Guarujá, não precisamos convencer ninguém que a Bandeira Azul é muito importante”, declarou Leana Bernardi.


A marina inscreveu-se no projeto piloto do Programa Bandeira Azul em 2012 e teria dois anos para realizar as adequações e se qualificar para a certificação, que é renovada anualmente. Conseguiu em apenas um ano ser aprovada na vistoria. “Para nós, não foi tão difícil a conquista, mas acredito que nosso maior desafio será manter a certificação, já que na minha visão, a conservação da bandeira dependerá também de todos os frequentadores”, ressaltou Juan Alfredo Rodriguez.

Idealizada por Juan Alfredo Rodriguez e seu filho, Alejandro Rodriguez, gerente geral da Marinas Nacionais, a certificação da Bandeira Azul agrega valor não só à marina como ao turismo do município do Guarujá. “Parabenizo à equipe de colaboradores por essa conquista que dará projeção mundial à Marinas Nacionais”, explica Alejandro Comas Rodriguez.


A Praia do Tombo, localizada no Guarujá, também receberá a renovação da Bandeira Azul ainda no ano de 2013. A prefeita do município, Maria Antonieta de Brito, esteve na cerimônia de hasteamento e parabenizou a Marinas Nacionais. “Hoje, somos a única cidade na América Latina a obter duas certificações desse porte. É um importante selo de qualidade turística, ambiental, no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente,” comemorou.

Adaptações

Para a conquista da Bandeira Azul, a marina do Guarujá precisou fazer algumas adequações. “Muitas delas já estavam implementadas”, confirma a gestora ambiental da Marinas Nacionais, Leila Pio dos Santos. “Tivemos que adequar procedimentos em busca de uma empresa mais sustentável, além de tornar a marina um local ainda mais seguro e preparado por meio de planos de emergência individual e de primeira resposta a acidentes de poluição e incêndios,” completa.

Outras alterações foram: aquisição de boias e suportes, escadas de emergência nos píeres; atualização os equipamentos da brigada de incêndio e corpo de bombeiros; e implantação de uma estação de tratamento de efluentes industriais (ETE-I).

Redação Bombarco
Fonte: Marinas Nacionais
Fotos: Divulgação/Marinas Nacionais