Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Open Sea: Nevoeiro obriga organização a adiar disputa

Notícias

Open Sea: Nevoeiro obriga organização a adiar disputa

29/10/2012
Compartilhar

Quem chegou cedo à Praia da Enseada, no Guarujá, no domingo, 28 de outubro, não imaginou que o maior problema dos pilotos durante o quinto Open Sea seria um nevoeiro, que tomou o lugar do céu limpo pouco antes da prova começar, por volta das 13h. Durante a preparação, o comentário dos pilotos era que os grandes desafios da prova seriam a resistência, já que o percurso é de três voltas de 23 km cada, e o mar que, apesar de parecer liso para quem estava na praia, poderia estar bem agitado.

Os pilotos chegaram a largar, mas poucos fizeram todo o percurso. “Um quilômetro após a areia a visibilidade já ficou bastante prejudicada, conseguíamos enxergar 50, 100 metros à frente no máximo”, contou Giuliano Casarini. Todos que voltaram para a praia fizeram coro com Giuliano, reclamando da visibilidade. E muitos pilotos com jet skis que possuem bússolas tiveram que se guiar por ela, ao invés de seguir o percurso no olho, o que de qualquer forma prejudicou o desempenho na prova já que ela é uma prova de velocidade e não de navegação. As ilhas da Moela e das Cabras são as referências para os pilotos e estavam quase impossíveis de serem avistadas.

As pilotos Raquel Mondelo e Brunna Luz, rivais na categoria Feminina, acabaram formando uma dupla na água. “Cruzei na frente da Brunna e pedi para ela parar quando percebi que ela também não sabia para onde estava indo. Começamos a andar juntas e achamos mais gente que estava perdida,” comentou Mondelo.

“Fiquei com Raquel a corrida inteira,” disse Brunna, que fez sua volta às competições no Open Sea, depois de um ano parada. Terceira representante feminina na prova, a uruguaia Claudia Betancurt não teve mais sorte que as companheiras e também voltou cedo para praia, mas com bom humor. “Não encontrei a Ilha [da Moela]. Fui parar em Florianópolis,” brincou a piloto.

Conforme os pilotos foram voltando, Paulino Alvarez, o Kilha, idealizador do evento, reuniu todos na areia para discutir qual seria a melhor alternativa. Chegou-se a cogitar uma nova prova no mesmo dia, com um percurso menor (três voltas na Ilha das Cabras, a mais próxima da praia), mas ela logo foi descartada. Kilha anunciou, então, que a prova estava cancelada e seria realizada novamente no dia 25 de novembro. “Não tem condições de deixar os pilotos no mar. É questão segurança,” explicou.

As inscrições para o 5º Open Sea Guarujá estão abertas novamente, mas os pilotos já inscritos não precisam fazer nova inscrição, basta apresentar o colete que usaram na prova.

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco