Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Projeto Tamar encerra a temporada de reprodução de tartarugas marinhas com saldo positivo

Notícias

Projeto Tamar encerra a temporada de reprodução de tartarugas marinhas com saldo positivo

17/04/2012
Compartilhar

O Projeto Tamar/ICMBio está encerrando o balanço da temporada reprodutiva das tartarugas marinhas 2011/2012 com saldo positivo. Aproximadamente 17 mil ninhos foram registrados e protegidos, gerando aproximadamente 1 milhão e 200 mil filhotes. O período de reprodução no continente ocorre entre os meses de setembro e março e pode ser estendido em algumas praias até abril.

Os dados do balanço apontam um crescimento no número de desovas das tartarugas de couro (Dermochelys coriacea) e das olivas (Lepidochelys olivacea). A população das tartarugas de couro que desovam no Brasil é a menor registrada no país, o que torna a espécie uma das mais ameaçadas de extinção.

As tartarugas olivas registraram um aumento de 12% no número de desovas, passando de 6.621 para 7.373 ninhos. Já no caso das tartarugas gigantes, o aumento foi de cinco vezes em relação à temporada anterior, passando de 16 para 95 ninhos registrados.

O resultado é o trabalho de conservação realizado pelo Projeto Tamar em 16 bases de pesquisas instaladas em áreas prioritárias de desova monitoradas no litoral dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os dados referem-se apenas à temporada de reprodução no continente.

Para saber mais sobre o balanço, acesse o site do Projeto - http://www.tamar.org.br/noticia1.php?cod=348

 

Veja também:

 

Redação: Bombarco
Fonte: Projeto Tamar
Foto: Divulgação