Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Regata Comodoro Cota Mil 2010 recebeu mais de 50 veleiros

Notícias

Regata Comodoro Cota Mil 2010 recebeu mais de 50 veleiros

23/04/2010
Compartilhar

Parte do calendário oficial de comemorações do cinquentenário da capital federal, a Regata Comodoro Aniversário 50 anos de Brasília foi realizada, no último dia 21 de abril, no Cota Mil Iate Clube.

Ocuparam a raia Sul mais de 50 embarcações da classe oceano, cada um com uma tripulação média de 5 pessoas. Após 1 hora, 57 minutos e 18 segundos de muitas variações de posição, quatro veleiros lideraram a regata, War (AABB), Obatalá (AABB), Nau Caleuche (CMIC), e Xôpe (CMIC), que foi o Fita Azul (primeiro veleiro a completar o percurso). A diferença de tempo entre o primeiro e o quarto colocado foi de apenas 30 segundos.

Na SMP2, com dez barcos na água, o veleiro Diadorim (CMIC), comandando por Edison Amui foi o grande vitorioso, seguido por Nau Caleuche (CMIC), Amanhã (AABB), Twist (CMIC), Xôpe (CMIC) e Squalus (CMIC).

Esse é um evento náutico brasiliense já tradicional. Costuma reunir velejadores com décadas de experiência e estreantes, como os velejadores da primeira turma formada desde a reinauguração da escola de vela do Cota Mil Iate Clube.

A regata passou pelos principais pontos turísticos do lago, como a Ponte JK, Anfiteatro do Lago Sul, Península dos Ministros, Pontão e Ponte Costa e Silva. O Cota Mil Iate Clube também comemora, com Brasília, 50 anos. Foi em 23 de abril de 1960, num sábado, às 14 horas, que houve a primeira regata, que se tem notícia, no Lago Paranoá. A Regata Inaugural de Brasília foi realizada na Raia Norte, em Frente ao Brasília Palace Hotel. E foi em 3 de novembro de 1959, alguns meses antes da inauguração de Brasília, que o Clube abriu as portas e as margens da raia norte do Lago Paranoá. Uma pequena flotilha navegou nas águas calmas da capital e marcou a inauguração do primeiro clube de iatismo de Brasília.



Redação Bombarco
Fonte: Cota Mil Iate Clube
Foto: Fernando Visas