Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Relaxa Next é campeão da Mitsubishi Sailing Cup na HPE 25

Notícias

Relaxa Next é campeão da Mitsubishi Sailing Cup na HPE 25

13/08/2012
Compartilhar

Tripulação mais regular da temporada 2012, o veleiro Relaxa Next foi premiada neste domingo (12)no Mitsubishi SailingCup.

Mesmo sem vencer nenhuma das duas etapas da terceira temporada da competição, o veleiro de Roberto Albernaz conquistou o título geral de 2012 na classe HPE 25.

O barco ficou entre os quatro primeiros colocados em 12 das 14 regatas disputadas ao longo das etapas de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ). "Desde o começo do ano, nosso objetivo era vencer a Mitsubishi Sailing Cup. Nós tivemos uma média muito boa nas duas etapas, mesmo sem ser campeões em nenhuma delas. Aqui em Búzios, o evento foi maravilhoso, com boas velejadas e conseguimos manter a regularidade e sair campeões. Estamos muito felizes", afirma o timoneiro do veleiro e tricampeão mundial de vela, Maurício Santa Cruz.

Assim como na temporada 2011, a Mitsubishi Sailing Cup mostrou, mais uma vez, uma disputa muito parelha na HPE 25, a mais numerosa classe monotipo no Brasil. Em 2012, a diferença entre os três primeiros colocados na geral ficou em apenas um ponto: Relaxa Next terminou com 23 pontos perdidos, Ginga com 24 e o Atik com 24.

"Os barcos são todos iguais e com grandes velejadores na tripulação. Isso iguala muito a velocidade e, consequentemente, as disputas. Então, os melhores são definidos nos detalhes. Felizmente, ficamos com o título geral. Agora, continuaremos treinando para melhorar cada vez mais", explica o timoneiro do Relaxa Next.

E na Classe S40, o veleiro argentino Patagônia com desempenho impecável na etapa de Búzios, somado ao resultado positivo da etapa de Ilhabelagarantiu o título antecipadamente.

"A verdade é que tudo correu muito bem tanto em Ilhabela, quanto em Búzios. O barco está muito rápido e a tripulação é sensacional. Além de tudo, não tivemos nenhum problema ao longo das regatas, o que torna o trabalho muito mais fácil. Já queríamos definir o campeonato hoje e conseguimos. Estamos muito felizes", afirma o tático do Patagonia e hexacampeão mundial de vela, Mariano ‘Cole’ Parada.

Resultados acumulados após oito regatas (com um descarte)

Classe S40
1. Patagonia (ARG) - (3 + 1 + 1 + 2 + 2 + 1 + 2) - 12 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - (1 + 2 + 4 + 3 + 4 + 5 + 3) - 22 pp
3. Claro (CHI) - (3 + 3 + 1 + 5 + 3 + 6 + 4) - 25 pp
4. Mitsubishi Motors (CHI) - (4 + 4 + 2 + 6 + 2 + 5 + 2) - 25 pp
5. Movistar (CHI) - (7 + 6 + 4 + 1 + 6 + 3 + 5) - 32 pp
6. Carioca (BRA) - (5 + 7 + 7 + 8 + 8 + 1 + 1) - 37 pp
7. Pisco Sour (CHI) - (8 + 8 + 6 + 3 + 4 + 4 + 9) - 42 pp
8. Entel (CHI) - (2 + 6 + 5 + 10 + 8 + 7 + 7) - 45 pp
9. Mitsubishi / Energisa (BRA) - (9 + 5 + 9 + 9 + 7 + 7 + 6) - 52 pp
10. Santander (CHI) - (NC* + 5 + 7 + 9 + 9 + 8 + NC) - 64 pp
11. Pajero / Gol (BRA) - (10 + 10 + 11 + 11 + 11 + 9 + 10) - 72 pp
12. Vesper III (BRA) - (11 + 11 + 12 + 12 + 12 + 11 + 11) - 80 pp

HPE 25
1. Ginga (BRA) - (1 + 2 + 1 + 1 + 3 + 1 + 1) - 10 pontos perdidos
2. Bixiga (BRA) - (1 + 3 + 2 + 4 + 3 + 2 + 4) - 19 pp
3. Relaxa Next (BRA) - (5 + 4 + 4 + 2 + 1 + 3 + 3) - 22 pp
4. Atik (BRA) - (4 + 3 + 5 + 5 + 1 + 4 + 2) - 24 pp
5. Repeteco I (BRA) - (3 + 4 + 6 + 3 + 5 + 5 + 4) - 30 pp
6. Corum (BRA) - (2 + 2 + DSC** + NC + 2 + 6 + 5) - 39 pp
7. Artemis (BRA) - (6 + 7 + 6 + 6,75 + 6,75 + 6,75*** + 6) - 45, 25 pp
8. Fit to Fly (BRA) - (9 + 10 + 7 + 6 + 7 + 5 + 7) - 51 pp
9. Aventura (BRA) - (9 + 8 + 9 + 8 + 7 + 8 + 7) - 56 pp
10. Ser Glass Eternity (BRA) - (7 + 6 + 7 + NC + NC + NC + NC) - 64 pp

Resultado acumulado somando as oito regatas de Ilhabela + oito regatas de Búzios, contando com três descartes:

Classe S40
1. Patagonia (ARG) - 26 pontos perdidos
2. Crioula (BRA) - 49 pp
3. Mitsubishi Motors (CHI) - 52 pp
4. Pisco Sour (CHI) - 58 pp
5. Claro (CHI) - 58 pp
6. Movistar (CHI) - 61 pp
7. Carioca (BRA) - 72 pp
8. Entel (CHI) - 87 pp
9. Santander (CHI) - 100 pp
10. Mitsubishi / Energisa (BRA) - 100 pp

HPE 25
1. Relaxa Next (BRA) - 23 pontos perdidos
2. Atik (BRA) - 24 pp
3. Ginga (BRA) - 24 pp
4. Bixiga (BRA) - 35 pp
5. Repeteco I (BRA) - 42 pp
6. Fit to Fly (BRA) - 66 pp
7. Corum (BRA) - 71 pp
8. Ser Glass Eternity (BRA) - 122 pp
9. Artemis (BRA) - 122, 25 pp
10. Aventura (BRA) - 148 pp

 

Redação: Bombarco
Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Tom Papp / Mitsubishi