Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Rio 2016: Torben Grael revela preocupação com poluição na Baía de Guanabara

Notícias

Rio 2016: Torben Grael revela preocupação com poluição na Baía de Guanabara

05/12/2012
Compartilhar

Na segunda-feira, 03 de dezembro, Torben Grael participou do seminário “2016 e o salto do esporte brasileiro”, no Rio de Janeiro, onde deveria falar sobre o sucesso olímpico da vela brasileira - o esporte é o segundo mais bem sucedido em Jogos Olímpicos, atrás apenas do judô. Mas o velejador que já conquistou cinco títulos olímpicos destacou um problema atual que o Brasil enfrenta que pode prejudicar os Jogos do Rio 2016: a poluição na Baía da Guanabara.

Grael revelou que chegou atrasado ao seminário, em Ipanema, porque um saco plástico ficou preso no leme de seu barco, quando velejava na Baía, e usou o exemplo para sinalizar um alerta para 2016. “O que aconteceu comigo hoje acontece na competição. Tem um monte de coisa flutuando na Baía de Guanabara, para não dizer outras coisas. Aquilo [o saco plástico] prende e acaba com a performance do barco. Você tem que parar o barco para tirar aquilo e isso pode definir o vencedor de uma competição. Em nível local, isso não é muito importante, mas se acontecer nos Jogos será desagradável” afirmou.

“Se os Jogos fossem hoje, [a Baía de Guanabara] seria, com certeza, o local mais poluído da história dos Jogos. Tem um programa de despoluição da Baía que em 20 anos não conseguiu [despoluir]. A tarefa agora não será fácil” completou Torben.

 

 

Veja também:



Redação Bombarco
Fonte: Agência O Globo
Foto: Ericsson Racing Team