Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Semana Brasileira de Vela começa hoje em Santa Catarina

Notícias

Semana Brasileira de Vela começa hoje em Santa Catarina

16/02/2011
Compartilhar

As regatas da Semana Brasileira de Vela começam a ser disputadas a partir desta quarta-feira, 16, ao meio-dia, no Iate Clube de Santa Catarina, na praia do Jurerê, em Florianópolis. O evento definirá os velejadores brasileiros para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro. O Brasil tem vaga garantida nas sete classes da competição mexicana (Hobie Cat 16, J24, Laser, Lightning, RS:X, Snipe e Sunfish). Apenas a classe J24 não está incluída na disputa, em Santa Catarina.

Na primeira semana, as regatas ficam restritas às categorias Hobie Cat 16, Lightning, Snipe e Sunfish (terá disputa com barcos da classe Laser Radial). Os vencedores destas quatro classes estarão classificados para o Pan.

As seletivas das classes Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino), RS:X (masculino) e RS:X (feminino), que são olímpicas e pan-americanas, serão disputadas na semana que vem, entre 21 e 27 de fevereiro. No mesmo período ocorrem também as seletivas de mais seis classes olímpicas: Star (masculino), Finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino), 470 (feminino) e Match Race (feminino).

Os melhores em cada classe, na soma dos resultados da Semana Brasileira de Vela e dos Campeonatos Brasileiros, formarão a Equipe Brasileira de Vela Olímpica, que disputará os principais eventos internacionais desta temporada e o Pan-Americano no caso da Laser e da RS:X.

A programação teve início ontem, 15, com a pesagem dos velejadores e o encerramento do prazo de inscrições, às 18 horas. Já os interessados em participar da seletiva olímpica poderão se inscrever até dia 21. A cerimônia de abertura da Semana Brasileira de Vela está programada para hoje, 16, às 11 horas, na sede do Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros do Sul.

Os favoritos

A classe J24 é a única pan-americana que não terá seletiva. Os atuais campeões sul-americanos e Brasileiro, Maurício Santa Cruz, Alexandre Silva, Daniel Santiago e Guilherme Hamelmann devem ficar com a vaga por critérios técnicos. Na classe Lightning, a disputa deverá ser acirrada entre as tripulações de Cláudio Biekarck e Mário Buckup.

Na Sunfish, que será disputada por barcos da Laser Radial, Matheus Dellagnelo, Bruno Fontes e Eduardo Couto são cotados como os favoritos. Na classe Snipe, o duelo será entre os últimos campeões pan-americano, Alexandre Paradeda (ouro no Rio 2007) e Gabriel Kieling enfrentam Bruno Bethlem e Dante Bianchi (ouro em Santo Domingo 2003).

A seletiva da Hobie Cat 16 terá a maior presença de velejadores de Santa Catarina na raia, mas a parceria Bernardo Arndt e Bruno Oliveira promete fazer valer os resultados de 2010 e ficar com a vaga no Pan. A dupla levou, no ano passado, os títulos nacional e sul-americano da categoria.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto:
Mauríco Val / ZDL