Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Sul Brasileiro de Optimist: Velejador paulista vence disputa e se classifica para Mundial

Notícias

Sul Brasileiro de Optimist: Velejador paulista vence disputa e se classifica para Mundial

06/05/2013
Compartilhar

Neste sábado, 4 de maio, terminou o 35º Campeonato Sul Brasileiro da Classe Optimist, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. Além de velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também participaram atletas de clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, totalizando 104 competidores. Ao todo, oito regatas foram disputadas na Raia da Tristeza, entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

Campeão brasileiro em janeiro, o paulista Pedro Corrêa não deu chances para os outros competidores e venceu também o Sul Brasileiro. O velejador do Yacht Club Santo Amaro liderou a competição desde o primeiro dia de provas, conquistando o título com uma vantagem de 19 pontos sobre o brasiliense Lucas Faria, segundo colocado. O gaúcho Gabriel Lopes, do Veleiros do Sul , completou o pódio, na terceira colocação, e levou o troféu, prêmio exclusivo para os velejadores dos três estados do sul do Brasil.

O evento contou como seletiva para os campeonatos Mundial, Europeu e Norte Americano. E cinco brasileiros conseguiram se classificar para o mundial: Pedro Correa (YCSA), Gabriel Lopes (Veleiros do Sul), Lucas Faria (ICB-DF), Pedro Zonta (VDS) e Gustavo Abdulklech (ICRJ).

No feminino, o grande destaque foi a carioca Clara Penteado, primeira colocada entre as meninas e sétima no geral. O excelente resultado garantiu a velejadora do Iate Clube do Rio de Janeiro no Campeonato Europeu. O vice-campeonato ficou com a baiana Luiza Cruz, do Iate Clube da Bahia, e a paulista Olivia Belda, do Clube de Campo São Paulo, ficou na terceira colocação.

Os campeões do 35º Campeonato Sul Brasileiro da Classe Optimist:

Masculino
Geral: Pedro Corrêa (Yacht Club Santo Amaro/SP).
Juvenil: Pedro Corrêa (Yacht Club Santo Amaro/SP).
Infantil: Gabriel Lopes (Veleiros do Sul/RS).
Mirim: Luis Otavio Correia (Clube Naval Charitas/ RJ).

Feminino
Geral: Clara Penteado (Iate Clube do Rio de Janeiro/RJ).
Juvenil: Clara Penteado (Iate Clube do Rio de Janeiro/RJ).
Infantil: Marina Hutzler (Cabanga Iate Clube de Pernambuco/PE)
Mirim: Bruna de Croce Patrício (Iate Clube de Brasília/DF).

 

Redação Bombarco
Fonte: Clube dos Jangadeiros e Veleiros do Sul
Foto: Ricardo Pedebos/Divulgação VDS