Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Tartaruga marcada no Uruguai apareceu em Ubatuba

Notícias

Tartaruga marcada no Uruguai apareceu em Ubatuba

31/07/2012
Compartilhar

No mês passado, uma tartaruga verde foi capturada acidentalmente em uma rede de emalhe na Praia do Cedro, em Ubatuba, litoral de São Paulo. O animal trazia “anilhas” do Projeto Karumbé, do Uruguai, que fez a marcação do animal de abril de 2010 na localidade de Cerro Verde, no município de Rocha, onde o projeto desenvolve atividades de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas. A tartaruga foi tratada na base do Tamar, em Ubatuba, e depois foi devolvida ao mar.

O incidente serve para mostrar a movimentação desses animais pelos mares do mundo. Outros casos como esse já foram registrados em épocas anteriores quando duas tartarugas marcadas pelo projeto Tamar fizeram o percurso contrário e foram encontradas no Uruguai pela equipe Karumbé.

Em Almofala, o Tamar/Ceará registrou recentemente o encalhe de uma fêmea adulta de tartaruga verde, marcada no Suriname. Foi o primeiro registro feito pelo projeto desde que o programa de marcação de tartarugas marinhas do Suriname foi reativado, através da WWF Guianas, há cerca de dois anos. Nos anos 70 do século passado, quando estava em plena atividade, os registros do programa indicavam que a maioria dos animais marcados na região veio para o litoral do Ceará, área de alimentação, descanso e passagem para as tartarugas marinhas.

O Tamar tem ainda outros registros de tartarugas marcadas no Ceará e recapturadas em outros países, como Trinidad Tobago e Nicarágua. Sabe-se também que nos anos 60 e 70 do século passado dezenas de animais provenientes da Ilha de Ascención foram capturados em currais de pesca de Almofala.

 


Fonte: Projeto Tamar
Foto: Divulgação