Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Ubatuba Sailing Festival reuniu 150 velejadores e 25 barcos no Saco da Ribeira

Notícias

Ubatuba Sailing Festival reuniu 150 velejadores e 25 barcos no Saco da Ribeira

02/05/2012
Compartilhar

Aconteceu nesse final de semana, 28, 29 e 30 de abril, o Ubatuba Sailing Festival 2012, que reuniu 25 barcos e aproximadamente 150 velejadores das classes ORC, RGS – A, B e Cruiser - Bico de Proa e HPE 25 nas águas do Saco da Ribeira, litoral norte de São Paulo. A competição, realizada pelo Ubatuba Iate Clube, também foi válida pelo Campeonato Paulista de Vela Oceânica 2012.

As disputas começaram no sábado, 28, com a realização de uma regata de percurso pequeno que deu a volta na Ilha das Cabras. “Estava previsto duas regatas Barla-Sota para este dia. Como não tivemos vento suficiente, acabamos mudando a programação”, explica Alexandre Martinho, árbitro geral da prova. “Nesse dia o destaque foi o veleiro Tembó Guaçu, da ORC, que soube aproveitar as condições de vento para se distanciar da flotilha”, comenta Martinho.

No domingo, 29, nem o mar “bravo” e a ameaça de chuva espantou os velejadores da água. No segundo dia de provas, com a ajuda do vento de sudoeste soprando a aproximadamente 25 nós, os velejadores partiram para mais uma regata de percurso, dessa vez para vencer o trajeto de 18 milhas. “No segundo dia de campeonato o grande destaque foi o Sessentão, que completou em duas horas a regata que estava prevista para durar aproximadamente quatro”, avalia Martinho.

Na segunda-feira, 30, novamente a falta de vento fez a organização mudar a programação da prova. “Nós planejamos fazer duas regatas Barla-Sota, mas com a mudança constante de ventos fizemos apenas uma. Os veleiros da classe ORC fizeram seis pernas, e as demais quatro”, conta o árbitro.

Para Alain Simon, diretor de Vela do Ubatuba Iate Clube, a falta de vento e a chuva atrapalharam um pouco a competição, mas mesmo assim todas as regatas foram concluídas. “A realização do Campeonato Paulista ajudou a trazer barcos de fora, o que tornou a disputa mais interessante”, avalia. Já para José Carlos Rodrigues, da Bradesco Auto/RE – patrocinadora máster do evento - participar do Ubatuba Sailing Festival “foi uma ótima oportunidade para a divulgação do grupo Bradesco de Seguros, que acredita no potencial do segmento náutico e por isso busca atender esse público da melhor forma possível”, afirma.

Após a conclusão das provas, uma feijoada regada a muito chop animou os velejadores antes da entrega das premiações. Pelo Campeonato Paulista, foram premiados os três primeiros colocados das classes ORC e BRA-RGS/APV-RGS, enquanto pelo USF os três primeiros de cada classe receberam prêmios. Além disso, uma TV de LED foi entregue para o barco fita-azul e brindes foram sorteados entre os velejadores.

Para conferir os resultados dos dois campeonatos - http://ubatubaiateclube.com.br/Noticias.asp?id=4255

 

Veja Fotos do Ubatuba Sailing Festival

 

Juliana Barbosa para Bombarco
Foto: Bombarco