Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Como tirar Arrais Amador

Primeiro Barco

Como tirar Arrais Amador

22/11/2018
Compartilhar

Para conduzir barcos e lanchas de esporte e recreio ou moto aquática é obrigatório ter a habilitação de Arrais Amador. No texto a seguir você vai conhecer o passo a passo para tirar a carteira de habilitação de amador (CHA).


Para conduzir embarcações de esporte e lazer como lanchas, veleiros e moto aquática (jet ski) é imprescindível estar habilitado com a CHA - Carteira de Habilitação de Amador. Esse é o documento exigido pela Autoridade Marítima por meio da Normam-03 (Normas da Autoridade Marítima) e, que comprova a capacidade de conduzir barcos de lazer em caráter não profissional.

É uma medida de segurança da navegação e da vida humana e, também, da preservação da poluição do meio ambiente marinho. A habilitação de Arrais Amador é a mais comum e usada por todos que iniciam a condução de lanchas ou veleiros (embarcações a vela ou motor) em águas interiores (rios, represas, baías, etc.). A habilitação de motonauta também é bem procurada para quem deseja pilotar moto aquática (jet ski).

O Arrais Amador é a pessoa maior de 18 anos habilitada a conduzir embarcações à vela e a motor de esporte e ou recreio nos limites da navegação interior, realizada em águas abrigadas.

Quais são os passos tirar a habilitação de Arrais Amador?

1 - Fazer um curso teórico de habilitação náutica que dará as bases necessárias dos procedimentos de navegação e de segurança;

2 - Realizar a quantidade mínima de aulas práticas exigida para conquistar o certificado de embarcado - declaração comprovando que realizou pelo menos seis horas de aula prática para a categoria de Arrais Amador e no mínimo três horas de prática para a categoria de motonauta (condutor de moto aquática);

3 - Inscrever-se para o exame (uma prova escrita com 40 questões de múltipla escolha e prazo máximo de duas horas para realização). A aprovação será dada ao candidato com percentual de acertos igual ou superior a 50%;

4 - Atenção: a inscrição no exame para categorias de Arrais Amador ou Motonauta deve ser feita na Capitania de Portos de sua região apresentando todos os documentos exigidos (cópias autenticadas do documento de identidade com foto, do CPF, comprovante de residência, recibo da taxa de inscrição, atestado médico ou CNH na validade e, a declaração de embarcado), além de pagamento da taxa.

A lista e detalhamento dos documentos são informados pelas escolas náuticas. E, você pode consultar uma relação de capitanias clicando aqui.

Após esse procedimento a carteira pode sair até no mesmo dia, prazo que varia em cada Capitania. Os habilitados são cadastrados no sistema informatizado de cadastro de pessoal amador - o Sisama.

Leia também sobre cursos de formação e o que o aspirante a cada categoria precisa aprender para obter a habilitação na matéria Como tirar habilitação? 


Confira também a matéria completa sobre quanto custa manter um barco e fique por dentro dos conteúdos mais acessados do Bombarco!

Redação: Vanessa Leme
Foto: Bombarco


>> Siga o bombarco no facebook e no instagram e fique informado em primeira mão.

>> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco, veja anúncios da lancha phantom 290! 

>> Pesquise os diversos modelos de lanchas, veleiros, jet skis e barcos de pesca à venda nos Classificados do Bombarco!