Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Fique atento à entrega técnica do seu barco

Primeiro Barco

Fique atento à entrega técnica do seu barco

13/08/2017
Compartilhar

Entre comprar uma lancha e coloca-la na água para navegar, existe uma importante fase da qual todos os navegadores devem tirar máximo proveito; a entrega técnica. Nela, o fabricante ou representante apresenta o barco em detalhes, para que você possa usá-lo da forma correta e ter uma agradável experiência a bordo.


“Quando o cliente é devidamente instruído em relação à utilização correta da embarcação, reduz muito o índice de problemas que podem ocorrer no uso da embarcação,” explica o diretor comercial da FS Yachts, Renato Gonçalves. 


A entrega técnica não é obrigatória, mas os estaleiros recomendam que seja feita e, geralmente, não cobram por ela - a Ventura Marine, por exemplo, faz a entrega técnica de todas as embarcações acima de 26 pés sem custo algum para os proprietários, cobrando apenas no caso de embarcações menores. 


Por isso, cabe ao comprador estar informado e cobrar o procedimento do seu vendedor.


Mas como a entrega técnica funciona na prática?


O gerente comercial da Ventura, Marco Garcia, explica que a entrega técnica se resume a dois momentos: no primeiro, é apresentado o casco e seus recursos; no segundo, o motor. 


Na apresentação do casco, o novo proprietário observa estado geral da embarcação, como acabamento localização de acessórios e equipamentos, como tanques, registros, fusíveis, disjuntores, instrumentos de painel, baterias e chave geral. Além do funcionamento dos mesmos. 


Já a entrega do motor foca no uso correto do equipamento, cuidados e períodos de revisão (manutenção programada). Gonçalves destaca: “O mais importante é a explicação correta sobre o funcionamento do motor e seus instrumentos, pois quando falamos de embarcações de pequeno porte, grande parte da tecnologia embarcada está no motor e seus componentes”. 


Para completar, o responsável pela entrega técnica navega com o proprietário uma primeira vez para mostrar como o barco se comporta na água, tempo de planeio, e o desempenho do motor, além de ajustes de equipamentos como o trim. 


É muito importante ficar atento ao que é apresentado, garantindo que você estará pronto para lidar com qualquer situação em seu novo barco. E, caso vá navegar com um marinheiro, a presença dele é tão importante quanto a sua no momento da entrega do barco. 


Aproveite esse momento para tirar todas as dúvidas que surgirem. Perguntar é fundamental nesse momento e pode te livrar de futuros problemas - às vezes até simples de serem resolvidos.


Está pensando em comprar a sua primeira lancha? Confira as dicas do Márcio Ishihara no vídeo:




Veja todas as lanchas novas à venda no Classificado Bombarco!

Redação: Bombarco
Foto: Divulgação/Cimitarra