Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Primeiro Barco

Transporte de barcos: como funciona, quanto custa, onde contratar

1º Barco 01/04/2013
Compartilhar

Lugar de barco é na água, mas eventualmente você pode precisar contratar o serviço de transporte de barcos, seja porque o local de origem da sua embarcação é longe de onde você pretende navegar ou porque precisa levá-la para fazer manutenção em algum lugar onde não dá para chegar navegando. Rodrigo Sandes, diretor comercial da ZL Guinchos, empresa de São Paulo que trabalha com o transporte de embarcações, explica que atendem marinas, estaleiros distribuidores, mas que 70% de seus clientes são proprietário de embarcação.

A contratação é feita de forma simples e objetiva, basta entrar em contato com a transportadora e passar as informações sobre o barco e o percurso que deverá ser conduzido. Sandes conta que a maior preocupação de seus clientes é com segurança do barco durante o trajeto. E aqui vai uma importante dica: Consulte seus amigos do mundo náutico antes de contratar o transporte do seu barco!

 

Serviço, tempo e preço

O transporte de embarcações não é como o transporte de outras cargas, é preciso usar pessoal treinado e tomar cuidados com carregamento, amarração e descarregamento. “Não se pode ter pressa, e todo procedimento deve ser checado e revisado”, explica Sandes. E, justamente esse cuidado todo acaba interferindo no tempo do trabalho. “Muitas vezes o tempo gasto para carregamento, descarregamento e acomodação é  maior do que o tempo gasto no trajeto”, completa .

Por exemplo, uma Phantom 300, de 30 pés, levaria entre seis e oito horas para ir de São Paulo até o Guarujá, já que ela não fica com excesso lateral sobre a plataforma. Já com uma embarcação maior, de 40 pés, a operação levaria 12 horas ou mais, já que “geralmente, embarcações deste porte tem excesso lateral e, muitas vezes, até excesso de altura, e neste caso necessitam de batedores”.

O preço também é influenciado por esses fatores. “Se o transporte de um caminhão de São Bernardo para Guarujá fica em R$ 1.000,00, o transporte de um a embarcação de médio porte no mesmo percurso, ficaria em R$ 3.000,00, por se tratar de uma operação que toma muito tempo e requer muito mais atenção, devido a fragilidade da embarcação, onde qualquer erro mínimo pode causar grandes avarias”, explica o diretor comercial.

Seguro

Sandes afirma que, na ZL Guinchos, no transporte de embarcações novas o serviço é efetuado com seguro, mas, no caso das embarcações usadas, muitas vezes as seguradoras não aprovam o seguro, assim é necessário o uso de serviços de escolta.

Quem tem seguro do barco também pode checar com a seguradora se o plano  contratado cobre esse tipo de serviço. Leia mais sobre seguro de embarcações!

Serviço

ZL Guinchos
Av. Celso Garcia, 4317 - Tatuapé, São Paulo
Tel: (11) 2613-5404 / 7766-8449 / 85*227208
E-mail: contato@zlguinchos.com.br

 

Confira outras empresas que trabalham com transporte de barcos no nosso Guia de Empresas!

 


Marília Passos para Bombarco
Fotos: Reprodução/ZL Guinchos