Sua mensagem foi enviada com sucesso!
400kg de lixo são retirados da Baía de Guanabara por alunos do Projeto Grael

Notícias

400kg de lixo são retirados da Baía de Guanabara por alunos do Projeto Grael

10/06/2010
Compartilhar

Quase 400 kg de lixo foram retirados da Baía de Guanabara,nesta terça-feira (9), durante a I Gincana Ecológica, em homenagem à Semana do Meio Ambiente.Cerca de cem alunos do Projeto Grael, de Niterói (RJ), fizeram o trabalho.

Os alunos foram divididos em dois turnos (manhã e tarde), cada um com 30 minutos para a prova  e a atividade teve o apoio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Munidos de luvas, crianças e jovens utilizaram os mesmos barcos em que aprendem a velejar como transporte para a realização da ação de limpeza. Sacolas plásticas, garrafas pet e potes de margarina, foram os materiais mais encontrados no percurso feito na Praia do Morcego, a poucos metros do Projeto Grael.

Também foram recolhidos pneus, calota, caixa de descarga, mochila, sapato, tamanco, lanterna, bonecas e até um pote de óleo lubrificante aberto e ainda com produto.

O objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos do Projeto Grael e o público em geral sobre a problemática dos resíduos sólidos, além de estimular o trabalho em grupo e a cooperação dentro da instituição.

 

O Projeto Grael (www.projetograel.org.br) foi criado há doze anos por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e também de Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a fundação, o Projeto Grael vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael. Em março deste ano, o Projeto abriu sua primeira unidade descentralizada no município de Três Marias (MG).

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de oito mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.

 

Redação Bombarco

Fonte: Velassessoria

Foto: Fred Hoffmann