Sua mensagem foi enviada com sucesso!
As competições de vela mais famosas do mundo

Notícias

As competições de vela mais famosas do mundo

Esporte náutico e Lazer a Bordo 30/11/-0001
Compartilhar

A vela é um dos esportes que a cada dia cresce no País e no mundo. Com o crescimento do mercado náutico em todo mundo e principalmente, no Brasil, as competições andam a todo vapor.

As competições envolvem os mais diferentes tipos de embarcações, divididas em classes, podendo ter um ou dezenas de tripulantes. As provas são disputadas em percursos delimitados por bóias, ilhas e até continentes.

Cada regata, séries que formam uma competição, determina de acordo com o desempenho do barco, uma potuanção, quem tiver menos pontos leva o troféu.

A Vela é um esporte que desde 1900 faz parte da programação dos jogos olímpicos. E é a modalidade que mais rendeu medalhas olímpicas ao Brasil.

Por isso, o Bombarco pesquisou os campeonatos de velas mais conhecidos do mundo e mostra as principais competições que revelam, no Brasil e no mundo, grandes campeões.

Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race (VOR) é a regata oceânica mais antiga e mais conhecida do mundo. Realizada de quatro em quatro anos, a Volvo Ocean Race começa e acaba na Europa, dobra o cabo Horn e passa pelo Continente Africano, Asiático, Oceânia e Continente Americano, o trajeto é o mesmo, porém a cada edição existe variação nas escalas.

A prova é disputada desde 1972. A próxima edição será a de 2011-12, com início marcado para o mês de outubro. O percurso de escala ainda não foi divulgado, mas o que já se sabe é que a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, foi escolhida para a parada na América do Sul, em meados de abril de 2012. A largada será em Alicante, na Espanha e a chegada em Galway, na Irlanda. O brasileiro Torben Grael foi campeão da VOR, na edição 2008-09, na equipe Ericsson 4.

Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos visam distinguir os melhores competidores mundiais de vela nas mais diversas classes masculinas, femininas ou mistas. A vela olímpica inclui quatro classes para homens (RS:X, Laser, 470, Star), quatro para mulheres (RS:X, Laser Radial, 470, Yngling) e três mistas (Finn, 49er, Tornado), totalizando 11 eventos.
Esta é a competição mais almejada pelos atletas. No Brasil os grandes nomes olímpicos são Torben e Lars Grael, os irmãos já somam mais de sete medalhas conquistadas para o País.

Os próximos Jogos Olímpicos, realizados de quatro em quatro anos, serão no ano de 2012, em Londres, de 27 de julho a 12 de agosto.

Velux 5 Oceans

O Velux 5 Oceans é a regata de volta ao mundo em solitário mais antiga do mundo, com escalas em diversas cidades pelo mundo e que reúne uma série de skippers (velejadores) de renome internacional.

Nesta prova, os participantes percorrem mais de 55 mil quilômetros e atravessam os cinco oceanos existentes no planeta. Neste ano, a largada foi dada no dia 16 de outubro na cidade de La Rochelle, na França, rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul. Os cinco skippers a bordo de veleiros Eco 60, irão parar, além da África, em Wellington, na Nova Zelândia, Salvador, no Brasil, Carolina do Sul, nos Estados Unidos e La Rochelle novamente.

America’s Cup

A Taça América, é conhecida como America’s Cup e em nível internacional é uma das regatas mais famosas do mundo. O nome do troféu é uma homenagem ao primeiro campeão da competição, o iate America.

A competição de barco contra barco (match race) é composta por uma série de duelos entre iates que, atualmente, envolve nove regatas. Os veleiros participantes desafiam o veleiro que detém o troféu da última edição. Se o desafiante ganha a copa, a propriedade da copa é transferida ao iate clube do time vencedor.A 34ª edição da America’s Cup está programada para 2013, em lugar a ser definido.

Rolex Ilhabela Sailing Week

A história da Semana de Vela de Ilhabela começou a ser construída na década de 50, quando a elite da vela paulista, que se reunia na represa de Guarapiranga, resolveu migrar para Ilhabela em busca de novos mares para praticar o esporte.

A partir da década de 80, a regata, originalmente de monotipos, passou a receber cada vez mais participantes, inclusive velejadores estrangeiros e veleiros de oceano, ganhando mais força e importância ano após ano. Em 2004, a competição foi reconhecida pela Federação Internacional de Vela (ISAF) – e entrou para o calendário oficial da entidade.

Com patrocínio titular da Rolex desde 2007, a regata, já tradicional, se consolidou como evento náutico internacional e tornou-se a maior competição de vela da América Latina.

Hoje o evento conta com a participação de diversas classes da vela como: BRA-RGS,  S40, ORCi, ORCc, HPE25, Beneteau First 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21. Neste ano de 2010, por exemplo, 150 veleiros participaram da competição.

Em 2011 a Rolex Sailing Week entra em sua 38ª edição e acontece de 3 a 9 de julho, no Yacht Club de Ilhabela.

Bruna Sales para Bombarco
Foto: Bombarco