Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Barcos da classe olímpica Elliott 6M chegam ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre

Notícias

Barcos da classe olímpica Elliott 6M chegam ao Veleiros do Sul, em Porto Alegre

12/01/2011
Compartilhar

Os seis barcos da classe olímpica Elliott 6M adquiridos pelo Veleiros do Sul chegaram na sexta-feira, 7, na sede do clube em Porto Alegre. Construídos na China, os barcos foram adquiridos do estaleiro neozelandês Elliott Marine ao valor de R$ 102 mil cada, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O Projeto Olímpico incentivado do VDS teve início no final de 2008 e contou com a parceria do Ministério do Esporte e das empresas Bradesco e Unifertil.

A chegada dos Elliotts é um passo importante para a vela olímpica brasileira que agora conta com estes barcos modernos e de alta performance. O Veleiros do Sul abriga atualmente um Núcleo de Vela de Alto Rendimento, homologado pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), que nas suas atribuições estão os treinamentos de velejadores da Equipe Permanente de Vela Olímpica, das tripulações Pan-americanas e de Vela Jovem.

Pela parceria firmada entre o VDS e a CBVM os barcos Elliott 6M ficarão a disposição das equipes femininas olímpicas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro para treinamento e aperfeiçoamento na modalidade de match race. Mas o clube também já recebeu solicitações de tripulações de outros países, como Argentina, Uruguai e Chile para participarem de clínicas de vela.

Os barcos Elliott 6M

Desenhado pelo neozelandês Greg Elliott, o Elliott 6 metros é um barco de alto desempenho, responde bem em todos os pontos de manobras e acelera rapidamente.  Ao ser escolhido para um barco olímpico feminino em 2008 teve algumas alterações no seu equipamento original, como a área vélica reduzida para melhor velejar em uma maior faixa de condições de vento e com peso máximo da tripulação (três mulheres) de 205 kg na Olimpíada.

Desde que foi lançado em 2000, o Elliott 6 servia como barco de treino para jovens velejadores da Flotilha Real Neozelandesa, substituindo o velho Elliott 5.9 de mais de 20 anos atrás.

O mais significativo entre os designers neozelandeses, ele superou os Ynglings como o barco usado pelas flotilhas femininas para treinamento olímpico. Acabou por substituí-lo totalmente quando foi adotado pela Federação Internacional de Vela (ISAF) para o match race após os Jogos de Pequim.

Os barcos têm mastro e retrancas de fibra de carbono e área vélica levemente menor que o modelo original, favorecendo a navegação com ventos acima de 25 nós. Tem quilha removível para poder ser facilmente transportado. O convés tem bordas mais elevadas para que a tripulação tenha mobilidade no caso de vento muito forte ou inclinação acentuada, o que é fundamental para a velocidade do barco. O calado é de 1m66cm, com comprimento de 6 metros e largura de 2m35cm.

Redação: Bombarco
Fonte: Veleiros do Sul – www.vds.com.br
Foto:
Ricardo Pedebos/ Divulgação VDS