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Beto Pandiani e Igor Bely reforçam segurança do veleiro para travessia do Atlântico

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Beto Pandiani e Igor Bely reforçam segurança do veleiro para travessia do Atlântico

13/03/2013
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A poucos dias do início da travessia do Atlântico, a equipe de terra de Beto Pandiani e Igor Bely trabalha a todo vapor para preparar o veleiro Picolé para o percurso de 5.000 milhas náuticas (9.260 km). A dupla parte da Cidade do Cabo, na África do Sul, e segue para Ilhabela, litoral norte de São Paulo, numa viagem de 30 dias ininterruptos.

A ordem número um é garantir segurança da dupla, que enfretará durante a viagem ventos médios de 25 nós. "O Picolé está no hospital recebendo todos os cuidados. O berço cinza, onde vai a travessa, foi reforçado por fora e por dentro. Várias camadas de carbono foram laminadas dentro do casco. Só vamos sair daqui quando nos sentirmos seguros", garante Beto Pandiani.

Na prática, o Picolé está quase pronto, mas Beto Pandiani e sua equipe cuidam da instalação da parte elétrica, configuração dos eletrônicos e ajustes de velas. Mesmo evitando zonas de tempo ruim, o veleiro sofrerá com os fortes ventos e frio nessa região do planeta. Na parte inicial, a dupla navegará por uma rota na costa da África do Sul e da Namíbia, conhecida como "Costa dos Esqueletos", em função do grande número de naufrágios de navios que foram parar nas areias do litoral, um dos locais mais inóspitos do mundo.

"O nosso maior desafio será a primeira semana. O regime de ventos nessa ponta do planeta é muito forte e, além disso, as ondas são imensas. Outro agravante é o intenso tráfego de navios. As embarcações passam pelo extremo sul do continente e depois sobem para a Europa. Depois dos setes dias, a nossa preocupação deve ser com o desgaste do barco. É normal ocorrer a fadiga dos materiais. Temos que superar também o desgaste físico dos primeiros dias e o medo", explicou Pandiani.

Picolé

O veleiro tem 24 pés (oito metros) e é feito todo em carbono para suportar condições adversas. O catamarã foi construído no estaleiro alemão Eaglecat e foi adaptado às experiências de viagem da dupla.

A Travessia do Atlântico tem o patrocínio de Semp Toshiba, apoios de Mitsubishi, Red Bull e Certisign. Os colaboradores são Reebok, BL3, Sta Constância, Azula, North Sails e Track and Field.

 

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Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Maristela Colucci