Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Brasil e Itália assinam acordo para desenvolver indústria náutica

Notícias

Brasil e Itália assinam acordo para desenvolver indústria náutica

24/05/2012
Compartilhar

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o diretor-geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Pietro Celi, assinaram um na última terça-feira, 22 de maio, um memorando de entendimento para promover a indústria náutica brasileira. Esse acordo de cooperação contará com o apoio da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (ACOBAR) e da União Nacional dos Estaleiros e das Indústrias Náuticas e Afins (UCINA),  que vão criar Grupos de Trabalho com o objetivo de identificar as potencialidades para o efetivo estabelecimento de empresas produtivas no setor naval de origem italiana no Brasil.

Pelo documento, os dois países comprometem-se a trabalhar pela implantação de polos de náutica esportiva, estimulando a instalação de empresas italianas do segmento e a transferência de tecnologia. O foco será no setor de peças e equipamentos para embarcações, as nautipeças e navipeças, o que torna particularmente importante a cooperação bilateral entre pequenas e médias empresas.  O protocolo também prevê a formação de mão de obra local.

Essa parceria prevê a possibilidade de intercâmbio de experiências no segmento de turismo náutico, visando incrementar a estruturação e expansão deste importante segmento econômico com alto potencial no Brasil e com vasto desenvolvimento na Itália.

Para o ministro Pimentel, “o Brasil tem um enorme potencial a ser explorado neste setor, em razão da costa extensa e dos grandes rios e lagos”, disse. O território brasileiro tem 8,5 mil quilômetros de litoral e alguns dos maiores rios do mundo, com potencial de desenvolvimento do turismo náutico e da náutica esportiva.

Além do ministro Pimentel e do diretor Pietro Celi, o memorando  foi assinado por Eduardo Colunna, presidente da Acobar e pelo sr. Andrea Razeto, da Ucina/Itália.

Para o presidente da ACOBAR, “A industria náutica Italiana é madura e já passou pelo que hoje estamos passando no Brasil, que é o amadurecimento do mercado.  Com isso, aumentaremos nossa produtividade, volume de produção e consequentemente teremos melhores preços, tornando nossa indústria mais competitiva. A troca de tecnologia entre as empresas dos dois países no fornecimento de peças, materiais e equipamentos será fundamental para atingirmos esta competitividade e com certeza este acordo propiciará a realização de intercambio de cooperação entre as empresas”, diz Eduardo Colunna.

 

Fonte: Acobar