Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Brasileiros estreiam no Skandia Sail for Gold entre os top 10

Notícias

Brasileiros estreiam no Skandia Sail for Gold entre os top 10

05/06/2012
Compartilhar

Os velejadores da Equipe Brasileira de Vela começaram bem a Skandia Sail For Gold, etapa inglesa da Copa do Mundo de Vela, nesta segunda (4), em Weymouth. O evento ocorre na mesma raia que serão disputados os Jogos de Londres/2012 e podem ser classificados como último teste. Com pouco vento (8 nós de média) e frio (12 graus), a Comissão de Regata fez duas provas em poucas classes. A previsão para a terça-feira (5) também é de ventos fracos, o que não é muito comum nessa região da Grã-Bretanha.

Na Star, mesmo com uma regata e com oito horas esperando para largar, a dupla tricampeã mundial Robert Scheidt/Bruno Prada ficou em quarto lugar. A liderança é da dupla dinamarquesa Michael Hestbaek e Claus Olesen. "O frio incomoda, mas não atrapalha. É ruim, entretanto, ficar esperando para correr. Não podemos perder a concentração numa hora dessas", relata Bruno Prada. A parceria conhece bem o local, vencendo o campeonato no ano passado e também evento-teste, sem a necessidade da medal race. "Isso nos dá confiança para buscar sempre o melhor resultado, inclusive na olimpíada", completa o proeiro.

De barco novo, o jovem Jorge Zarif ficou na zona da medal race chegando em nono lugar na regata desta segunda-feira. O Finn foi comprado com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e batizado no dia anterior pela medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que também faz parte da Equipe Brasileira de Vela.

Na Laser, Bruno Fontes correu na azul e acabou o dia em quinto lugar, após chegar em terceiro lugar na sua flotilha. "Meu objetivo é continuar a largar bem e não perder o foco. Deu certo na primeira regata cancelada pela falta de vento. Liderava quando interromperam a prova. Na que valeu também fui bem", explica o representante do Brasil na Laser. O alemão Simon Grotelueschen está em primeiro ao lado do compatriota Philipp Buhl.

Adriana Kostiw, que compete na Laser Radial, largou na flotilha amarela e ficou em 19º e 12º. Na geral, a brasileira é a 30º colocada e a líder é a chinesa Zhang Dongshuang.

Na RS:X, Patrícia Freitas está em 12º lugar. Na primeira regata do dia, a brasileira tirou um 21º lugar, mas logo se recuperou na seguinte terminando em 5º. Na versão masculina, Ricardo ‘Bimba’ Winicki foi apenas o 26º no geral.

"A primeira regata foi com vento muito fraco, difícil para acertar o tempo das manobras. Já na segunda, o vento melhorou um pouco, larguei bem e fiquei entre as cinco", conta Patrícia Freitas.

Na disputa do 470 feminino, as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tomaram bandeira preta na primeira regata e foram desclassificadas. Na seguinte, as gauchas se recuperaram e fecharam a raia em terceiro lugar. Na tabela, as atletas ocupam a 18ª colocação. As representantes brasileiras nos Jogos podem descartar o resultado ruim nas próximas regatas. A 470 é liderada pelas britânicas Hannah Mills e Saskia Clark.

"O dia foi bom, mas os resultados não tanto. Velejamos bem, conseguimos fazer os ajustes necessários, mas não precisávamos ter largado escapado na primeira regata, mas faz parte", relata Fernanda Oliveira.

 

Fonte: ZDL
Foto: Marcio Rodrigues / mpix