Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Cearense é o campeão do Wind Brasil Fortaleza 2009

Notícias

Cearense é o campeão do Wind Brasil Fortaleza 2009

30/11/2009
Compartilhar

Foram necessárias 13 edições para que um brasileiro quebrasse a hegemonia dos estrangeiros em uma das competições mais importantes do calendário internacional. O autor da façanha foi Gabriel Browne, o Biel, de apenas 18 anos. O cearense superou os melhores do mundo e subiu ao degrau mais alto do pódio do Wind Brasil Fortaleza - Mundial de Formula Windsurf 2009, que encerrou neste domingo (29). Com o resultado, Biel fecha a temporada como número 2 do ranking mundial, atrás apenas do italiano Alberto Menegatti, vice-campeão em Fortaleza.

Desde quarta-feira (25), 30 atletas de sete países disputaram o último campeonato do ano, organizado pela Arrow Marketing com apoio da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS). Biel venceu as duas regatas do domingo e garantiu o título com 28 pontos perdidos, seis a menos que o italiano Alberto Menegatti e 12 à frente do australiano e tricampeão mundial Steve Allen. O campeão garantiu 6 mil dólares (R$ 10.300,00) de premiação. “Estou realizado. Ganhar um campeonato que teve um nível técnico elevadíssimo, enfrentando a nata do windsurf e ainda em casa, ao lado de familiares e amigos, é algo incrível, que nunca mais vou esquecer”, afirmou o campeão.

O segredo do jovem campeão foi justamente a regularidade e o conhecimento da raia. Das 15 regatas disputadas, Gabriel Browne ganhou cinco e terminou nove vezes entre os 3 primeiros. As duas vitórias deste domingo, abrilhantaram ainda mais a sua conquista. Na primeira, com ventos entre 13 (24,09 Km/h) e 15 nós (27,80 Km/h), liderou a prova de ponta a ponta, mostrando grande conhecimento dos ventos que sopram em Fortaleza. Na segunda do dia, já com a velocidade do vento passando dos 20 nós (37,07 Km/h) ele, travou um bonito duelo com o italiano Alberto Menegatti, que liderava a competição após as disputas de sábado.

O catarinense Wilhelm Schurmann e o baiano radicado em Ilhabela (SP) Paulão dos Reis foram outros brasileiros que se destacaram na competição, conquistando a quinta e a sexta posições, respectivamente. Mais velejadores do Brasil terminaram entre os dez primeiros: os irmãos cearenses Fábio e Victor Melo, pela ordem, oitavo e décimo lugares, e o carioca Ricardo Winicki, o Bimba, que participou dos três últimos Jogos Olímpicos (Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008) competindo na classe RS.X Olímpica, sua especialidade, e que terminou em nono.

RS:X
A Arrow Marketing, empresa que promove o Wind Brasil Fortaleza, que este ano levou pela primeira vez uma competição do Mundial de Formula para Ilhabela (SP), dará passos maiores em 2010. Além de ter confirmado a realização da etapa do litoral paulista e Fortaleza, a empresa promoverá outra do circuito na cidade fluminense de Búzios. Mais que isso. Também vai incorporar nos três eventos da RS:X Olímpica. “O objetivo é ajudar a desenvolver a classe que pode trazer medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio)”, declarou o diretor Décio Sanford.

Bimba elogiou a iniciativa de a empresa cearense promover competições importantes da classe que é especialista. “A RS:X tem muito a ganhar com esta iniciativa. Sem dúvida, isso vai incentivar os velejadores e ainda abrir espaço para que novos valores sejam descobertos. Todos tem a ganhar”, afirmou.


Classificação Final - Open
1º lugar: Gabriel Browne (BRA) - 28 pontos perdidos
2º: Alberto Menegatti (ITA) - 34
3º: Steve Allen (AUS) - 40
4º: Wojtek Brzozowski (POL) - 48
5º: Wilhelm Schurmann (BRA) - 50
6º: Paulão dos Reis (BRA) - 56
7º: Jesper Vesterstrom (DiN) - 62
8º: Fábio Melo (BRA) - 82
9º: Ricardo "Bimba" Winicki (BRA) - 95
10º: Victor Melo (BRA) - 95

Vencedores por categoria
Open: Gabriel Browne (BRA)
Light: Wilhelm Schurmann (BRA)
Junior: João Henrique Ferreira (BRA)
Feminino: Sarah Hebert (ARM)
Master: Steve Allen (AUS)
Grand Master: Wellington Moura (BRA)

Ranking mundial após etapa de Fortaleza
1º: Alberto Menegatti (ITA) - 184,5 pontos
2º: Gabriel Browne (BRA) - 176
3º: Steve Allen (AUS) - 169,5
4º: Jesper Vesterstrom (DIN), 162
5º: Wilhelm Schurmann (BRA) – 161


Redação Bombarco
Foto: Luiz Doro/adorofoto