Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Chapada dos Guimarães: belezas naturais da região do Lago do Manso

Notícias

Chapada dos Guimarães: belezas naturais da região do Lago do Manso

24/07/2022
Compartilhar

Fala capitão e capitã, hoje aqui no Guia do Capitão - Destinos, você vai acompanhar o terceiro episódio da nossa aventura pelo Lago do Manso, no Mato Grosso. É impossível visitar a região e não conhecer um pouco de suas belezas naturais, com uma natureza tão exuberante quanto a presente na Chapada dos Guimarães.

 

Uma das principais atrações turísticas da região é o Véu de Noiva, uma cachoeira incrível, considerada o maior cartão postal da cidade. Além de explorar um pouco mais do que a região do Lago do Manso e da Chapada dos Guimarães tem a oferecer.

 

Por isso, acompanhe toda a nossa aventura a seguir! E tenha uma boa leitura.

 

 

Conhecendo o principal cartão postal da cidade – a cachoeira Véu de Noiva

 

Explorando um pouco mais a região, não poderíamos deixar de conhecer o cartão postal mais famoso da cidade, a cachoeira Véu de Noiva. Ela fica localizada na Chapada dos Guimarães e conta com uma queda d’água de 86 metros de altura.

 

Sua queda de água é alimentada pelo Rio Coxipó Mirim ou como é popularmente conhecido, Coxipózinho. O deságue acontece na Bacia do Pantanal. A natureza caprichou ao desenhar todos os detalhes no entorno da cachoeira, ela possui um paredão imponente de arenito e o seu formato remete a uma ferradura. E o melhor é ter a oportunidade de contemplar as araras, que são moradoras da região, voando pela grande parede da chapada.

 

Toda a vegetação no entorno da cachoeira do Véu de Noiva é protegida, tornando um local seguro para que as araras possam viver e procriar com liberdade. Além disso, não é permitido banhos nessa cachoeira e nem em seu entorno. Por isso, a contemplação de todo o cenário é feita por meio de um mirante, que pode ser acessado por uma trilha de aproximadamente 650 metros.

 

A distância do Malai Manso, que é o maior resort da região – falamos dele no episódio passado – é de aproximadamente 100km.

 

 

Descobertas arqueológicas na região

 

Ao redor da região da cachoeira Véu de Noiva, está uma vegetação selvagem e intocada pelo homem! Além disso, uma das principais descobertas arqueológicas do Brasil ocorreu naquela região, um dos maiores e mais antigos dinossauros já encontrados no Brasil estava em meio à Chapada.

 

 

Tour na cidade dos Guimarães

 

A cidade dos Guimarães fica próxima a um dos lados do Lago do Manso. A primeira parada foi na Igreja de Santana, que foi construída em 1779, localizada na praça histórica da cidade, que foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

O prefeito ressalta a importância da exploração náutica da região para o turismo local, visto que o Lago do Manso é impulsionado naturalmente pelas experiências náuticas de seus visitantes. Devido a localização geográfica da cidade, que está a 800m de altura, o clima se torna mais agradável e ameno comparado a outros pontos da região, permitindo uma experiência mais agradável para o turista que está buscando conhecer um pouco mais a Chapada dos Guimarães e o Lago do Manso.

 

A região onde está localizado o Resort Malai Manso, é ligada diretamente com a capital, com a borda de lago e que também tem acesso as águas de nobres, a região do campestre que está localizada à 45km de distância, e está iniciando uma exploração de turismo náutico, com a construção de novas marinas.

 

A região ainda conta com outros pontos turísticos, como:

 - Paredões da Serra;

 - Alto do céu – com uma vista para o pôr-do-sol de tirar o fôlego.

 

E ainda tem a praça histórica que também foi tombada como patrimônio histórico, para oferecer mais uma atração para os turistas com uma boa gastronomia e um pouco da história da região.

 

 

Santuário de Santana

 

A Igreja de Santana é um patrimônio histórico tombado e está totalmente revitalizado, com a restauração de paredes, imagens e arquitetura. A riqueza de detalhes e todo o trabalho de restauração é realmente impressionante, remetendo ao século da sua construção.

 

 

Mirante Alto do Céu

 

O turismo desse mirante vem sendo explorado a pouco tempo, mas por sua beleza incomparável está ganhando cada vez mais visitantes, se tornando parada obrigatória do turismo local, já que seu pôr-do-sol é inesquecível e um dos mais belos do Brasil.

 

Quer receber mais informações? Acompanhe os novos episódios do Guia do Capitão - Destinos no site da Bombarco.

 

Assista ao vídeo completo:

 

 

 

E fique ligado, pois o quarto episódio estará no ar no próximo domingo, até lá!