Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Classe Star é excluída das olimpíadas do Rio em 2016

Notícias

Classe Star é excluída das olimpíadas do Rio em 2016

09/05/2011
Compartilhar

A classe mais vitoriosa da vela brasileira em Olimpíadas está fora dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. O conselho da Federação Internacional de Vela (Isaf) se reuniu em São Petersburgo, na Rússia, para definir o cronograma das classes para a competição e excluiu a categoria do evento.

O resultado prejudicou o Brasil, que tem tradição na Star. Desde Seul, em 1988, o País tem sempre um velejador no pódio, com exceção de Barcelona, em 1992. Nesse período, foram duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A classe Star é a mais antiga do programa olímpico e está presente desde 1932. Na última edição dos Jogos, em Pequim, Robert Scheidt e Bruno Prada ficaram com a medalha de prata.

Torben Grael recebeu a notícia durante o Match Race Brasil 2011. O velejador comandou o Rio Yacht Club (RYC), de Niterói e a equipe dele e de Marcelo Ferreira foi eliminada na primeira fase da competição barco contra barco. O RYC tentava o tri do evento.

O fato negativo pegou todos os participantes do Match Race de surpresa no sábado, dia 7, no Iate Clube do Rio de Janeiro. O evento reuniu os principais nomes da modalidade no País.

CBVM não desiste

O superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), Ricardo Baggio, não escondeu a insatisfação com a decisão divulgada no sábado. O dirigente reforçou a necessidade de reunir os nomes da classe e tentar reverter a situação.

O Match Race Feminino, que participará pela primeira vez da Olimpíada no ano que vem, em Londres, também foi excluído do programa para 2016. As brasileiras Juliana Mota, Larissa Juk e Marina Jardim, que estão em campanha para conquistar a vaga, também participaram do evento no Rio de Janeiro e não ficaram nada satisfeitas com a decisão da Isaf.

Redação: Bombarco
Fonte: ZDL – www.zdl.com.br
Foto: AGIF