Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny encerra temporada com raias cheias

Notícias

Copa Suzuki Jimny encerra temporada com raias cheias

03/12/2012
Compartilhar

No final de semana dos dias 1 e 2 de dezembro, foram disputadas em Ilhabela as últimas regatas da Copa Suzuki Jimny. As provas de domingo, que decidiram os campeões nas classes HPE, C30, ORC e RGS (A, B, C e Cruiser), foram disputadas no Canal de São Sebastião com ventos variando de 12 a 15 nós com temperatura na casa dos 30°C. No final da tarde, na sede do Yacht Club de Ilhabela, foi realizada a premiação dos vencedores da quarta etapa e os campeões da temporada.

Ginga é tricampeão na HPE

Classe com maior equilíbrio da raia, a HPE mostrou, mais uma vez, que pode reunir vários ídolos na modalidade correndo em oceano. Em praticamente todas as etapas, as regatas foram decididas após o contorno da última boia. Porém, se deu bem quem mais treinou. Pela terceira vez, o Ginga saiu com a vitória na temporada. "O título pode ser traduzido pelo empenho da garotada, que veleja e treina muito em Ilhabela. Conseguimos uma recuperação impressionante na reta final, já que nas primeiras etapas não mantivemos o melhor nível. A partir da terceira, quando entrou o vento forte, subimos na tabela", afirmou Breno Chvaicer, comandante do tricampeão Ginga. "Os adversários estão cada vez mais fortes e, para tentar o tetra, não podemos vacilar," completou. A tripulação do Ginga é completada por Vicente Monteiro, Eduardo Mateus e Juan de La Fuente.

Nas últimas regatas, a turma do Ginga não deixou os adversários se aproximarem. O SER Glass Eternity estava apenas um ponto atrás, mas os campeões venceram a maioria das provas da quarta etapa. A tripulação do SER Glass Eternity comemorou o vice-campeonato. "Velejamos bem porque temos raça. Treinamos pouco antes das etapas e isso sempre faz a diferença. Um exemplo é o Ginga, que investe em treinamento. Eles ganharam a categoria pela terceira vez seguida sem nenhum ‘figurão’ da vela’, explicou Marcelo Bellotti, comandante do SER Glass Eternity. "No HPE hoje é assim: o treino supera o talento. O nível de vela da categoria é praticamente o mesmo e as regatas são decididas no detalhe," completou o velejador que ficou três meses afastado das competições por conta de uma cirurgia no joelho.

A medalha de bronze da temporada na classe HPE ficou com o Jimny Take Ashauer, comandado por Cássio Ashauer.

Na primeira temporada cheia dos C30, o TNT Loyal (Marcelo Massa) saiu com o título. A equipe se recuperou na tabela, já que não participou da primeira etapa. Prêmio para o investimento e dedicação do time. "A tripulação faz a grande diferença, tivemos apoio de ícones da modalidade como André ‘Bochecha’ Fonseca e Alexandre Paradeda. Eles somaram em qualidade junto com a turma da ilha. Posso dizer que nosso time se dedicou mais do que os outros correndo todos os campeonatos possíveis e o resultado apareceu", disse Marcelo Massa. "As regatas estão cada vez mais interessantes e, com a chegada de novos barcos na raia, a tendência é de equilíbrio. A C30 é uma realidade na vela oceânica nacional," comemora o velejador.

Com os segundo e terveiro lugares, ficaram o Barracuda (Humberto Diniz) e o +Realizado (José Apud), respectivamente.

A RGS, categoria com maior número de barcos da flotilha, que é subdividida em quatro, provou que o investimento nas tripulações e em barcos fez a diferença em 2012. Na A, o Fram foi o bicampeão. "Andamos mais rápido após trocar a vela mestra e uma regulagem de mastro. Tudo isso somado a melhora da tripulação, que cada vez mais veleja junta. Velejamos em média 0.4 nós de ventos mais rápido com as mudanças. O campeonato foi equilibrado com adversários como Jazz, Maria Preta e Monte Cristo SER Glass", disse o comandante Felipe Aidar. "A tendência é que o evento fique cada vez mais forte com o investimento das tripulações da RGS A. O segredo é treinar mais, treinar sem parar," completou.

Completaram o pódio na RGS A, o Jazz (Valéria Ravanni) e o BL3 Wind Náutica (Clauberto Andrade).

Na B, o Nomad (Mauro Dottori) conquistou o título da Copa Suzuki Jimny, não dando chances para o Asbar II (Sérgio Keplacz) e Anequim (Fernando de Moura), que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na subdivisão C, o campeão foi conhecido após a última regata. Com chances de título, Rainha Mix Saúde (Leonardo Pacheco), Ariel (Luis Pimenta) e Ydypy (Marco Aleixo) fizeram uma prova bastante equilibrada neste domingo. Melhor para o Rainha Mix Saúde (Leonardo Pacheco), que faturou o título.

Depois de dominar o cenário da RGS Cruiser, o Hélios II - Hospital Sírio Libanês irá mudar de classe. Os bicampeões da Copa Suzuki Jimny irão medir o barco, um Delta 32, na subdivisão B. "Agora vamos correr numa classe ainda mais competitiva. Certamente iremos encontrar adversários mais treinados, mas é um passo necessário na nossa evolução. Nosso modelo leva vantagem na Cruiser, diferentemente da B. Vamos estar na raia com embarcações mais rápidas e maiores do que a nossa", revelou Marcos Lobo.

O desempenho do Hélios II - Hospital Sírio Libanês foi quase perfeito. A equipe venceu quase todas as regatas da temporada da Copa Suzuki Jimny. Cocoon (Marcelo Caggiano) foi o segundo e o Pirajá (Rubens Bueno) foi o terceiro.

Despedida

O Touché terminou sua última velejada competitiva no Brasil com vitória. O título da temporada encerra a história de sucesso do barco, que detém vários títulos na vela de oceano na ORC, como a Rolex Ilhabela Sailing Week e Circuito Rio. O barco vermelho será vendido em 2013, após o Mundial de Ancona, na Itália, em junho.

Ernesto Breda, que parte para a Itália navegando em fevereiro, elogia a organização da Copa Suzuki Jimny e ressalta que o evento faz parte da história do Touché. "Foi um grande campeonato , um dos melhores que corremos, com todos juntos na classificação geral da ORC. Foi bom demais," afirma.

A prata da Copa Suzuki na ORC ficou com o Orson/Mapdre (Carlos Eduardo Souza e Silva) e o bronze para o Tembó Guaçu (André Omatti). Na ORC 700, que reúne barcos menores, o título ficou com o Sextante (Thomas Shaw) e o segundo lugar para o Mashallah (Guillermo Henderson Larrobla).

A Copa Suzuki Jimny - XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica teve quatro etapas durante o ano, reunindo uma média de 40 barcos por etapa nas raias do Yacht Club de Ilhabela. "O campeonato seguiu a tradição de muito equilíbrio e regatas disputadas. Reunir 40 veleiros de diferentes classes num mesmo evento é sempre um desafio, mas mostra nossa capacidade de organização e importância do evento. Algumas categorias se consolidaram e ampliaram números de embarcações na água como HPE e C30. A RGS também pode ser apontada como equilibrada e com duelos interessantes em todas as subdivisões", explicou Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

O sucesso deve ser repetido em 2013. Os patrocinadores Suzuki Veículos e SER Glass continuarão no ano que vem apoiando a vela oceânica e a primeira etapa do XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica está marcada para 13 de abril no Yacht Club de Ilhabela.

 

Confira as fotos da Copa Suzuki Jimny 2012 registradas pelas lentes de Bruno Cocozza para o Bombarco

 

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco