Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Regatas rápidas abrem finais

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Regatas rápidas abrem finais

01/12/2012
Compartilhar

Os campeões da Copa Suzuki Jimny 2012 serão conhecidos neste fim de semana, 1 e 2 de dezembro, e as condições, em Ilhabela, para as primeiras regatas deste sábado são ideais para a maioria dos velejadores de oceano: ventos com velocidade superior a 14 nós, na direção Leste, e 25° C.

O campeonato, apontado como um dos mais fortes da América Latina, terá regatas rápidas no primeiro dia a partir das 12h30, provavelmente na Ponta das Canas, no Norte de Ilhabela. Estão previstas duas provas no formato barla-sota para as classes C30, ORC e RGS (A,B,C e Cruiser). A HPE poderá fazer três regatas. Para domingo, a meteorologia prevê ventos mais fracos, na direção Norte.

Após três etapas durante o ano e metade da fase decisiva, disputada no final de semana passado, a tendência é que a competição no litoral norte paulista seja mais uma vez equilibrada. Os números indicam que a C30 tem a situação mais imprevisível. O TNT Loyal (Marcelo Massa) tem apenas dois pontos de diferença para o Barracuda (Humberto Diniz) e, mesmo como favoritos, os líderes da temporada na categoria prometem usar a experiência da tripulação para levantar a taça. Nomes como André “Bochecha” Fonseca e Gustavo Thiesen fazem parte da equipe.

"Vamos velejar com tranquilidade e buscando sempre ganhar as regatas e não nos preocuparemos em marcar o adversário. Vamos continuar velejando do mesmo jeito, sem inventar", afirma o comandante Marcelo Massa, um dos maiores defensores da C30 no Brasil, classe one-design que cresceu em 2012 e tende a aumentar a flotilha no próximo ano. "Acho que 2013 vai ser o ano de afirmação da classe, já temos oito barcos nas águas e acredito que outros se juntarão a nós em breve. Continuo achando que a classe é um sucesso e farei todo o possível para trazer novos velejadores," garante o velejador.

Outras classes mantém o equilíbrio

A Copa Suzuki tem outras classes equilibradas. Na HPE, o Ginga (Breno Chvaicer) é o favorito para o tri da Copa Suzuki Jimny, mas o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti) tentará retomar a ponta nas regatas. Doze pontos separam as duas equipes após 25 provas disputadas ao longo do ano.

Na ORC, o Touché (Ernesto Bredo) se despedirá oficialmente das regatas no Brasil. A sua última apresentação nacional antes do Mundial da categoria será apenas para confirmar o título da Copa Suzuki Jimny, já que o time não pode mais ser alcançado.

Entre os RGS, os campeões serão conhecidos em Ilhabela também neste fim de semana. Na A, o Fram (Felipe Aidar) está praticamente com a mão na taça, mas os adversários como Jazz (Valéria Ravanni) estarão na raia para adiar a conquista. Na B, o Nomad (Mauro Dottori) está confortável na liderança.

Na C, Ariel (Luis Pimenta) e Rainha Mix Saúde (Leonardo Pacheco) fazem um tira-teima nas águas de Ilhabela para definir o campeão. Um ponto separa as equipes. Na Cruiser, Hélio II - Hospital Sírio Libanês já é o virtual vencedor da temporada 2012 com desempenho quase perfeito: venceu 14 das 17 regatas do calendário.

 

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: Bruno Cocozza/Bombarco