Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Veleiro Caiçara, da classe C30, estreia na segunda etapa

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Veleiro Caiçara, da classe C30, estreia na segunda etapa

04/06/2013
Compartilhar

Nos dias 8, 9, 15 e 16 de junho, será realizada a segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, chamada de Warmup, no Yacht Club de Ilhabela. Mais de 50 veleiros, das classes ORC, C30, IRC, HPE e RGS são esperados para a competição e um dos destaques é o Caiçara, que estreia na competição disputando a classe C30, sob o comando de Marcos de Oliveira César. A equipe se junta às outras quatro que participaram das regatas de abertura da temporada em abril.

"Toda nossa equipe está ansiosa para a estreia. Só falta a chegada do mastro para colocar o barco na água. A peça vem de duas parte do planeta: Argentina e Dinamarca. Espero que dê tudo certo com a parte burocrática. Nosso time está pronto. A C30 é uma classe com muita força e potencial. Tem tudo para crescer na vela oceânica nacional com suas regatas equilibradas", relata Marcos de Oliveira César.

Parte da tripulação do Caiçara tem experiência em vela oceânica na categoria HPE, também de design único, e na classe RGS Cruiser, com o Apoena. "Mais de 3/4 da tripulação é formada por velejadores de Ilhabela. Por isso o nome Caiçara. É uma homenagem para nossos amigos da região", conta Marcos.

Destaque da classe na atualidade, o TNT Loyal (Marcelo Massa) venceu a última Copa Suzuki Jimny e a Rolex Ilhabela Sailing Week 2012. A equipe lidera a temporada do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica com 100% de aproveitamento. Marcelo Massa, um dos maiores defensores da categoria, comemora a chegada do Caiçara. "Mais uma estreia na C30. Isto é fantástico, só vem a comprovar que a classe está no caminho do crescimento e fortalecimento. Os números demonstram que somos uma realidade e não uma promessa. Tenho certeza que a Carabelli 30 será a mais atrativa da Rolex Ilhabela Sailing Week e daqui para frente as regatas serão cada vez mais acirradas. Já temos cinco barcos em São Paulo e quatro em Florianópolis," comemora Massa.

Carabelli 30

A C30 estreou na Copa Suzuki Jimny em 2011, com dois barcos e agora já conta com nove equipes. Destaques da vela nacional como Marcelo Massa, Alexandre Paradeda e Fábio Pillar participam das regatas da categoria, que pode ser considerada a primeira de oceano brasileira projetada e construída para correr em classe. O modelo é desenhado por Horácio Carabelli e construído pelo Estaleiro C.R. Composites Racing, junto ao polo aeroespacial de São José dos Campos.

O objetivo foi criar um barco de alto desempenho, boa estabilidade e fácil de velejar, dentro de um custo aceitável para o mercado atual. "A C30 será a segunda maior categoria entre os monotipos da Rolex Ilhabela Sailin Week, por exemplo. Os números compravam esse crescimento. Atualmente são nove barcos e as tripulações correm outros campeonatos, como o Brasileiro", explica Cuca Sodré, organizador da Copa Suzuki Jimny.

Classificação atual

Na classe ORC, o líder provisório é o Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo). Na C30, a ponta é do TNT/Loyal (Marcelo Massa), com 100% de aproveitamento. Na HPE, o melhor desempenho é do Relaxa Next/Caixa (Roberto Mangabeira). Na RGS, os primeiros são: Jazz (Valéria Ravani), na A, Asbar II (Sergio Klepacz), na B, Rainha (Paulo Eduardo), na C, e Boccalupo (Claudio Melaragno), na Cruiser.


Saiba mais sobre a 2ª etapa da Copa Suzuki Jimny:

 


Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Foto: Aline Bassi/Balaio