Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Copa Suzuki Jimny: Veleiros da classe IRC esquentam competição

Notícias

Copa Suzuki Jimny: Veleiros da classe IRC esquentam competição

27/03/2014
Compartilhar

Depois da estreia bem sucedida em 2013, a classe IRC aporta na temporada 2014 do Circuito de Vela de Ilhabela - Copa Suzuki Jimny e vem crescendo em número de veleiros inscritos.

Confira todos os veleiros anunciados no Classificado do Bombarco!

A IRC permite que diferentes projetos de barcos possam participar da mesma regata. "Corríamos na ORC há cinco anos, mas desta vez decidimos medir na IRC por ter mais barcos participando", conta Carlos Eduardo Silva, comandante do veleiro Orson, um Malbec 360 fabricado na Argentina. O veleiro, aliás, é bicampeão na classe ORC, e pretende brigar pelo novo título.

No que depender dos concorrentes, a vida dos tripulantes do veleiro Orson não será tão simples. Mário Martinez já acumula três títulos na classe, sendo o primeiro na Semana de Vela de Ilhabela de 2013, o segunda na Santos-Rio, e o mais recente na Regata Ilha de Caras, em fevereiro de 2014. "Ficamos afastados por mais de um ano, sem barco. Depois, fomos para a Guatemala e alugamos um First 40 do italiano A. Vallicelli e nos apaixonamos pelo projeto. Em maio localizamos o mesmo barco na Bahia, o Rudá, e trouxemos para São Paulo", conta Martinez.

Também disputa na classe o veleiro santista Atlântica, de Ênio Ferreira, que estreia esse ano no Circuito de Vela de Ilhabela. "Gosto dessa classe porque ela prioriza a relação peso x potência, tornando mais justo os ratings dos barcos medidos. Quando decidimos migrar, os investimentos foram feitos de forma que nosso barco pudesse atingir sua melhor performance e ser mais competitivo, agora vamos trabalhar a equipe e o comando", diz Ferreira.

O comandante do veleiro Inaê Transbrasa, Bayard Umbuzeiro Filho, também já conhece a raia em Ilhabela e aposta no entrosamento da equipe para alcançar bons resultados.

Classificação

Após o primeiro fim de semana de regatas, 21 e 22 de março, o veleiro Rudá segue na frente com um ponto perdido.  Apenas uma regata foi realizada na primeira etapa do Circuito de Vela de Ilhabela - Copa Suzuki Jimny, por causa da ausência de ventos, mas  os tripulantes voltam a se enfrentar no próximo fim de semana, 29 e 30.

1º - Rudá (Mario Martinez) - 1.0 pontos perdidos
2º - Orson Mapfre (Carlos E. S. Silva) - 2.0 pontos perdidos
3º - Inaê Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 3.0 pontos perdidos
4º - Atlantica (Enio Ferreira Jr.) - 4.0 pontos perdidos

Por se tratar de veleiros com projetos diferentes, a classe IRC tem rating, ou seja, é feito um cálculo que leva em consideração medidas do barco como comprimento, peso, calado, área de vela, entre outros elementos. Após as regatas, o tempo de cada barco é corrigido, usando esse corretor de tempo. O sistema é mantido em sigilo para evitar que construtores possam desenvolver projetos que sejam adaptados à regra.

A fase final da primeira etapa do Circuito de Vela de Ilhabela – Copa Suzuki Jimny acontece nos próximo fim de semana, 29 e 30 de março, no Yacht Club de Ilhabela.

Redação Bombarco
Fonte: PPress
Foto: Marcos Menzes/ Sail Station/ PPress