Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Encerramento do Ubatuba Sailing Festival 2010

Notícias

Encerramento do Ubatuba Sailing Festival 2010

03/05/2010
Compartilhar

A primeira edição do Ubatuba Sailing Festival, organizado e realizado no Ubatuba Iate Clube, reuniu 25 embarcações em dois finais de semana no Saco do Ribeira, em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo. Os velejadores participaram de regatas de percurso e de regatas Barla-Sota (entre bóias) e a disputa foi bem acirrada.

No domingo, dois de maio, último, e decisivo, dia do evento, a disputa final teve início ao meio dia com bons ventos e mar calmo. A regata foi de Barla-Sota com percurso misto, de seis pernas para a classe ORC e de quatro pernas para as demais classes.

A equipe do Bombarco acompanhou o desempenho das tripulações, registrou belas fotos e pôde conversar com os comandantes campeões na entrega dos troféus.

Segundo Alain Pierre Simon Vermot, diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, e comandante do veleiro Sessentão, a intenção é continuar com o festival que foi um sucesso:

“Queremos dar continuidade e incluir esse evento no calendário oficial de regatas a vela”, disse Alain.

De acordo com Sérgio Henrique Cuoghi, comandante do veleiro Piavú, campeão da classe RGS Cruisser, o espaço criado especificamente para os barcos dessa classe abriu a possibilidade de competir em condições de igualdade com os outros veleiros:

“Competir na classe Cruisser, com uma tripulação integrada e um pouco de sorte, nos deu a vitória”, disse Cuoghi que já compete em regatas de veleiros há mais de 12 anos.

O veleiro Mais Bakana levou o título da classe RGS B e o comandante Alexandre Dangas explicou que, mesmo com uma tripulação recém-formada, o grupo se entrosou bem:

“Tivemos tripulantes velejando pela primeira vez e nos saímos muito bem. Então, com certeza, estaremos na Semana de Vela de Ilhabela com o mesmo barco e a mesma tripulação buscando bons resultados, disse Dangas.

Humberto Braga, comandante do veleiro Asbarzinho, vitorioso da classe Bico de Proa, que já veleja há trinta anos e está com a mesma tripulação há 10, acredita que o Ubatuba Sailing Festival tem potencial para se tornar importante no calendário.

Para os dois comandantes do Conquista 3, campeão da RGS A e na classificação geral,  Mauro Dotori e Renato Vita, o entrosamento da tripulação, que competiu junta pela primeira vez, foi perfeita. Eles se preparam, agora, para correr na Semana de Vela de Ilhabela.

O Triksu foi o vitorioso da classe ORC e o comandante Alberto Barred, contou que o segredo é ter uma base fixa de tripulantes, no total são nove integrantes, mas cinco ou seis devem ser fixos para garantir o bom desempenho nas provas. Essa equipe se prepara para velejar até Fernando de Noronha por 60 dias, então não deverão participar de outras regatas neste ano.
Essa primeira edição do Ubatuba Sailing Festival também teve a participação de escunas e a Galha Negra foi a vencedora.

Classificação final:


Classe ORC Total
Triksu 4
Sessentão 9
Montecristo 11

Classe RGS Geral
Conquista 3 6
Palmares 8
Jazz 22

Classe RGS A
Conquista 3 5
Palmares 7
Jazz 14

Classe RGS B
Mais Bakana 8
Papo de Popa 11
Pirajá 14

Classe RGS Cruiser
Piavú 11
Olé olá 15
Ydypy 16

Classe Bico de Proa
Asbarzinho 4
Tabarly / UIC 8
Nirvana 14

Escunas
Galha Negra 4
Greenville 8

Clássicos
Aquamarine 5


Redação Bombarco
Fotos: Marcio Ishihara