Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Evento da Marinha do Brasil comemora a vitória na Batalha Naval do Riachuelo em 1865

Notícias

Evento da Marinha do Brasil comemora a vitória na Batalha Naval do Riachuelo em 1865

04/06/2010
Compartilhar

O Comando do 8ºDistrito Naval, responsável por coordenar as atividades das Organizações Militares da Marinha do Brasil no Estado de São Paulo irá comemorar o 145º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo com uma cerimônia militar a ser realizada no dia 10 de junho de 2010, a partir das 10h30, na sede do Comando do 8º Distrito Naval (Rua Estado de Israel, nº 776. Vila Clementino. São Paulo - SP).

A cerimônia será presidida pelo Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho. A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva para a vitória da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A importância da vitória nesta Batalha está ligada ao fato de que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e o conflito inverteu a situação, além de garantir o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra.

A vitória brasileira aconteceu no dia 11 de junho de 1865. A Esquadra paraguaia fora praticamente aniquilada e não teria mais participação relevante no conflito. Estava também garantido o bloqueio que impediria que o Paraguai recebesse armamentos do exterior.

A data de 11 de junho é comemorada todos os anos, sendo considerada Data Magna da Marinha do Brasil. Durante a cerimônia, o Vice-Almirante Bittencourt condecorará militares e civis com as seguintes medalhas:

Medalha “ORDEM DO MÉRITO NAVAL”: destina-se a premiar os militares da Marinha que se destacaram no exercício da profissão e, excepcionalmente, as organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram relevantes serviços à Marinha do Brasil.

edalha “AMIGO DA MARINHA”: criada para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras Forças, bem como instituições que tenham se distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima ou no relacionamento com a Marinha.


Redação: Bombarco
Fonte: Marinha do Brasil