Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Existe seguro para marinas? Se sim, o que cobre e quanto custa?

Notícias

Existe seguro para marinas? Se sim, o que cobre e quanto custa?

07/03/2022
Compartilhar

Até pouco tempo atrás, não havia seguro para marinas. E isso era algo que preocupava muito os proprietários, pois seus bens muitas vezes valem menos do que o que está guardado na marina.

 

 

Cada marina é responsável pelas embarcações sob sua custódia, seja em água salgada ou em água doce. Isso inclui barcos, lanchas e outras embarcações mais caras, que podem custar milhões de reais.

 

 

Então, a responsabilidade pelas embarcações é muito grande, e quem tem esse tipo de negócio estava, até pouco tempo atrás, totalmente desamparado nesse sentido, precisando contar com a própria sorte e confiar em terceiros, prestadores de serviços e suas tecnologias de segurança.

 

 

Mas agora, com o seguro se tornando mais comum e mais acessível, essa pressão foi aliviada.

 

 

Você está pensando em fazer uma apólice? Se sim, continue a leitura, convidamos o Fábio Avellar da Brancante Seguros para te contar como funciona e o que cobre o seguro para marinas.

 

 

A Bombarco é parceira da Brancante Seguros e confia nos serviços altamente qualificados desta empresa que atua no mercado náutico há mais de 25 anos e é a maior especialista na área de seguros de barcos, lanchas, veleiros, jet-ski e marinas.

 

 

Confira o vídeo que preparamos para você e prossiga a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

 

 

 

 

O que cobre o seguro para marinas?

 

 

O seguro de marinas cobre tanto o patrimônio, quanto as embarcações em caso de incêndio, o que é uma das maiores preocupações de todo proprietário.

 

 

Pode ser difícil conter as chamas em uma marina, isso porque normalmente o fogo é em cadeia, e até que os funcionários consigam retirar os barcos do local ou o bombeiro chegue para interromper o incêndio, pode demorar.

 

 

Com isso, o risco é muito grande de outras embarcações serem afetadas, aumentando ainda mais o prejuízo.

 

 

Mas é importante ressaltar que nesses casos, a seguradora analisará a embarcação original, ou seja, aquela que iniciou o incêndio.

 

 

Se for constatado que as causas do incêndio foram causadas por um problema na estrutura da marina, o evento se enquadra na cobertura da apólice.

 

 

No entanto, caso o incêndio seja motivado por uma situação específica do barco, a cobertura será apenas nas embarcações que eventualmente tenham sido afetadas pelo fogo, mas a que deu origem não estará coberta. 

 

 

Essa é uma prática comum às seguradoras.

 

 

Para que o seguro seja realizado, é feita uma análise da marina, quantas embarcações estão armazenadas e qual o valor médio de cada uma delas. Com base nisso, uma taxa é definida. Desta forma, a taxação pode variar de acordo com cada marina.

 

 

Independentemente disso, já é um grande avanço para o setor, e agora os empresários podem dormir mais tranquilos, sem tantas preocupações com o que pode acontecer na marina.

 

 

Cobertura do seguro de marinas

 

 

De um modo geral, as apólices de seguro para marinas cobrem as seguintes situações:

 

 

- Incêndio, raio, explosão, implosão e fumaça;

 

 

Este caso abrange toda a estrutura da marina após vistoria e aceitação, seus pertences, as embarcações e afins que estão sob sua guarda, seja em galpões, garagens náuticas, iates clubes, condomínios, seja em espaços secos ou em píeres ou berços na água.

 

- Roubo e furto qualificados;

- Tempestade de vento, ciclone, furacão, tornado, granizo, impacto de veículo e queda de aeronave;

- Danos elétricos, curto circuito;

- Desmoronamento;

- Equipamentos eletrônicos;

- Responsabilidade civil;

- Roubo e furto qualificados.

 

* Podem haver variações de acordo com cada seguradora e conforme as necessidades de cada marina. 

 

 

Dicas para quem deseja fazer um seguro de marina

 

Agora você já sabe o que cobre o seguro para marinas. Mas, se deseja contratar esse serviço, temos alguns conselhos.

 

 

O primeiro é investir na segurança e conservação da marina, afinal, a seguradora vai querer saber dessas questões. Isso inclui:

 

 

- Ter extintores;

- Brigada de incêndio;

- Equipamentos de segurança;

- Colaboradores treinados;

- Cuidados com a segurança da marina e prevenção de danos como não ter fiações expostas e outros problemas relacionados, por exemplo.

 

 

Com tudo em ordem, a seguradora fará uma vistoria para verificar a conformidade da marina. E em seguida, é realizada uma análise, e nessa etapa, serão feitas algumas perguntas, tais como:

 

 

- “Quantas embarcações possui a marina?”;

- “Qual o valor médio de cada embarcação?”.

 

 

Com base nas respostas, será traçada a tarifa e elaborada uma proposta. E para que ela seja a melhor possível, é fundamental que a sua marina esteja em ótimas condições. Portanto, se atente a esses detalhes.

 

 

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Agora que você já sabe o que cobre o seguro para marinas, que tal simular o seu? 

 

 

Simule um seguro agora!

 

 

Fique ligado nos próximos conteúdos sobre seguros náuticos 

 

 

Para ficar atualizado em primeira mão sobre as novidades do setor, siga o Bombarco no Instagram no Facebook e também no Youtube. 

 

 

Redação Bombarco