Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Expedições de avistagem de golfinhos, baleias e aves em Alcatrazes (ESEC Tupinambás)

Notícias

Expedições de avistagem de golfinhos, baleias e aves em Alcatrazes (ESEC Tupinambás)

27/06/2012
Compartilhar

O Iate Clube Barra do Una (ICBU) e o Yacht Club de Ilhabela (YCI) estão organizando em conjunto com o Instituto Oceanográfico (IO) da Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um calendário de expedições de avistagem na área de Alcatrazes, no entorno da Estação Ecológica (Esec) Tupinambás, no litoral norte de São Paulo.

Podem participar embarcações certificadas pela Marinha para navegar em mar aberto. Cada embarcação deverá levar um monitor (biólogo) qualificado pelo ICMBio. Todos os participantes devem assinar um Termo de Responsabilidade especifico e devem ser seguidas rigorosamente as Regras de Participação que podem ser conferidas abaixo.

O calendário das Expedições com as datas, horários e pontos de saída, bem como as inscrições dos interessados serão feitas apenas num evento especifico na terça-feira, dia 3 de julho, às 19h no Instituto Oceanográfico da USP, onde também se vai comemorar os 25 aos da criação da ESEC Tupinambás.

A Esec Tupinambás é uma Unidade de Conservação Integral localizada no Arquipélago dos Alcatrazes, litoral norte de São Paulo, nos municípios de São Sebastião e Ubatuba abrangendo diversas ilhas, ilhotas e lajes. As expedições têm por objetivo a identificação de cetáceos e aves por meio de fotografias e filmagens. Esses dados serão utilizados pelos pesquisadores para formar um mapa de avistagem, com informações sobre a existência, frequência e o comportamento das espécies na região.

Inscrição

Os interessados em participar das expedições devem comparecer ao evento que acontecerá no IO da USP na terça-feira, dia 3 de julho de 2012 e fazer sua inscrição (não haverá outro local para inscrições).

Programação Comemoração do Aniversário de 25 anos da ESEC Tupinambás

Data: 3 de julho de 2012

Local: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IO/USP - Praça do Oceanográfico, 191 - Butantã - São Paulo - SP

18h30 - Abertura – prof. Dr. Michel Mahiques (Diretor IO-USP) - Inauguração da exposição fotográfica com os resultados da Expedição de 14/04/2012

19h00 - Palestra avistagem de cetáceos – Pesquisa e envolvimento social. Prof. Dr. Marcos Santos e Julio Cardoso (diretor YCI e ICBU)

19h30 - Estação Ecológica Tupinambás – 25 anos –Kelen Luciana Leite (Chefe ESEC Tupinambás)

20h00 - Inscrições para as próximas expedições de avistagem

20h00/21h30 – Visita guiada ao Museu Oceanográfico e ao Globo

Science on a Sphere – com projeções de mudanças climáticas em tempo real, único no hemisfério sul e paralelamente, apresentação de documentários no auditório do IO (as visitas ao Globo serão em grupos de 40 pessoas)

 

Fonte: Marinas Nacionais
Foto: Júlio Cardoso