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Fibrafort celebra marco com centésima F420 Gran Coupé

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Fibrafort celebra marco com centésima F420 Gran Coupé

20/09/2023
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Maior estaleiro da América Latina, instalado em Itajaí, Santa Catarina, os números da Fibrafort impressionam. Prestes a completar 19 mil lanchas Focker produzidas em pouco mais de 30 anos, desde sua fundação em 1990, e comercializadas em 43 países. Sempre na liderança do mercado, a empresa atinge em 2023 mais um marco histórico, a entrega da centésima F420 Gran Coupé, seu produto mais sofisticado, referência de qualidade e satisfação do consumidor.

 

Para entender melhor a importância dessa conquista, não só no âmbito da empresa, mas do cenário náutico brasileiro, conversamos com Rafael Ferreira, filho do fundador do estaleiro, Márcio Ferreira, e que coordena os negócios da F420. “A número 100 estará exposta agora durante do São Paulo Boat Show 2023, e é um número extremamente importante. Não só em se tratando da nossa marca, mas do mercado brasileiro, que é tão limitado no volume de produção nesse tipo de produto”. Lançada em 2015, a F420 ganhou o Brasil e o mundo, exportada para a Austrália, Holanda e Argentina, entre outros países.

 

fonte: https://www.fibrafort.com.br/

 

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Indagado sobre as razões para que um conceito criado há 8 anos continue sendo tão bem aceito, Rafael explica que o projeto original ainda é 80% da base, mas que foram sendo feitas atualizações de acordo com as necessidades do mercado. “A F420 ganhou plataforma submergível e alguns facelifts. No estofamento, na cabine, e inclusive no design do costado e do HT”. No caso da plataforma submergível, ele faz questão de destacar que, “como costuma acontecer com as inovações introduzidas no mercado pela Fibrafort, nós fomos os primeiros e logo os competidores vieram atrás”.

 

Nesse sentido, Rafael adianta que, devido a essa capacidade de sempre manter suas lanchas à frente do que é oferecido no mercado pelos competidores, a Fibrafort não planeja substituir a F420 ou acrescentar uma embarcação maior à sua linha de produtos. “Desde 2005, a Fibrafort só trabalha com revendedores, que fazem a distribuição de nossas lanchas. São 43 concessionárias no Brasil e estamos adaptados a esse modo operacional, que comporta o tamanho de embarcações dentro da nossa atual linha de produtos”.

 

É esse bem construído modo de distribuição que garante a fidelidade dos clientes à marca. “Temos as linhas de lanchas menores que vão trazendo consumidores para cima. Nos últimos 3 anos, a Focker lançou barcos de 36, 37 e 38 pés, com uma proposta um pouco diferente, proa aberta e cabinados. É o caminho natural dos consumidores dentro da marca para chegar na 42 pés. Nas linhas menores produzimos em volume ainda maior, temos muitas histórias de consumidores que começaram no nosso menor barco e foram até o maior”, exemplifica Rafael.

 

fonte: https://www.fibrafort.com.br/

 

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Para fidelizar o cliente, “o primeiro ponto é sempre a qualidade já conhecida pelo mercado há muitos anos”, prossegue ele, “a Focker é frequentemente chamada de a Toyota do mar”. Complementando isso, vem uma atuação muito focada no pós-venda, preenchendo uma lacuna do mercado brasileiro, que é a do atendimento profissionalizado. “Nossos lojistas passam por um processo de seleção. Não é qualquer lojista que pode ter uma bandeira Focker na cidade dele. Verificamos tudo, começando pela estrutura financeira, que é muito importante, até como é feito o pós-vendas, a manutenção, a oficina, o histórico na região”.

 

Para Rafael o significado da entrega da unidade 100 da F420 tem um gosto ainda mais especial por ter sido ele o criador do projeto. “As lanchas Focker sempre foram conhecidas por sua liderança de mercado em barcos considerados pequenos, até 33 pés. Quando lançamos o projeto F420, era um grande desafio para nós pelo salto de estrutura que foi necessário. Das instalações à tecnologia a ser aplicada, passando pelas certificações, tivemos um avanço muito grande”.

 

“Alcançamos a unidade 100 com oitos anos de fabricação, número superior a qualquer concorrente nessa faixa de tamanho, em termos de embarcações colocadas no mercado ao ano”. Rafael conta que houve uma resistência interna inicial na empresa para uma proposta tão ousada, ainda mais levando em conta o momento econômico complicado pelo qual o país passava. “Posso afirmar categoricamente que o fato de termos lançado a F420 acabou sendo o ponto principal para a sustentabilidade do negócio quando explodiu a crise de 2015. As encomendas dispararam, 18 meses de vendas para frente. Aumentamos a produção, de três F420 a cada dois meses, para duas ao mês. Barcos pequenos diminuíram a produção, e a F420 subiu”.

 

Essa identificação do Rafael com o projeto, e o perfil do cliente brasileiro, que busca sempre ter contato direto com o fabricante na compra de barcos maiores, fez com que ele permanecesse conectado com a F420. “O consumidor valoriza muito minha presença junto da negociação. Das 100 vendidas, talvez apenas umas 15 eu não tenha participado, o restante passou pela minha mão”, conta ele. “Importante ressaltar também que as 100 unidades colocadas no mercado atingiram um faturamento muito próximo dos 200 milhões de reais”.

 

fonte: https://www.fibrafort.com.br/

 

 

O preço de saída de uma F420 está em 2,6 milhões de reais para o modelo a gasolina e 2,980 milhões para o a diesel, sempre com dois motores. Rafael ressalta que um diferencial decisivo para o sucesso de vendas é que a lancha vem muito bem equipada de fábrica. “No mercado náutico, o preço de saída é normalmente para um barco com configuração básica”. Não é o caso de F420, onde itens considerados opcionais são incluídos como de série. Entre eles o ar condicionado, o gerador, teto solar e guincho elétricos, os flaps, os eletrônicos, a cozinha completa. “Isso foi uma decisão nossa para ter a garantia da qualidade”.

 

Essa obsessão pela qualidade também é a razão pela qual todas as F420 passam por um teste de estresse de 20 horas de navegação antes dos clientes tomarem posse. “O barco é montado e vai para água ser testado no seu limite, com todos os equipamentos a bordo. Depois volta para a fábrica, onde são feitos os ajustes e uma nova higienização, para somente após todo esse processo, ser feita a entrega. Como costumamos dizer, em ponto de bala”.

 

A trajetória da F420 é motivo de muito orgulho para o estaleiro Fibrafort. operada com o auxílio das soluções estratégicas da Porsche Consulting, o foco em eficiência está sendo levado ao extremo. A número 100 será entregue durante o evento Boat Show em São Paulo agora em setembro de 2023, mas as encomendas já chegaram até a número 112. Não vai demorar muito para que a empresa esteja comemorando a unidade 200 da F420.

 

 

Confira mais modelos produzidos pelo estaleiro clicando aqui.

 

 

Redação: Bombarco