Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Força do Nordeste - Conheça o homem no comando da Phoenix Boats

Notícias

Força do Nordeste - Conheça o homem no comando da Phoenix Boats

Manutenção de Equipamentos 30/11/-0001
Compartilhar

Edward Jucá de Moraes, 40 anos, é o diretor do estaleiro alagoano Phoenix Boats e, como acontece com frequência no mundo náutico, seu envolvimento no ramo é herança de família. A empresa foi fundada por seu pai em 1980 e trabalhava com a fabricação de embarcações para uso profissional (lagosteiros e barcos de apoio a plataformas de petróleo) e móveis em fibra de vidro. Edward começou a frequentar a fábrica aos 9 anos e aos 14 ganhou responsabilidades e horários para cumprir. “Comecei na produção, passando por todas as áreas, assim como meu irmão mais novo,” conta. Quando Edward tinha 25 anos, o pai morreu e o jovem então assumiu o estaleiro, junto com o irmão Edvan.

No comando da Phoenix Boats, os irmãos seguem administrando a área com que têm mais afinidade. “Gosto muito do desenvolvimento de novos projetos, e ele [Edvan] é apaixonado pela produção. Então acabamos nos envolvendo cada uma em uma etapa diferente de cada novo barco,” explica Edward, que é formado em Administração de Empresas.

E o desenvolvimento de cada novo modelo de lancha Phoenix mantém Edward bastante ocupado, pois o processo envolve viagens pelo Brasil, para conversar com clientes e marinheiros, e pelo mundo, já que o design das lanchas é feito na Itália, e o empresário faz questão de acompanhar de perto a criação. “Depois que o molde vem para o Brasil, meu irmão assume a produção do primeiro modelo. Enviamos de volta para a Europa para testes em túnel de vento e só depois de todos os ajustes, temos a oportunidade de navegar num barco novo,” explica. “Imagine o tanto de trabalho que isso envolve!”.

Os irmãos também assumem para si a responsabilidade do relacionamento com os clientes. “Somos nós, eu e o Edvan, que conversamos com cada cliente no pós-venda”, conta.

Paixão náutica

Além de ter crescido na fábrica e ter feitos passeios nos barcos de pesca e jangadas produzidas pela Phoenix Boats nos anos 1980, Edward revela que também sempre gostou de velejar e fazia isso com regularidade, mas de uns anos para cá tem ficado cada vez mais difícil conciliar o trabalho com a vela. “E quando tenho tempo, acabo indo para o mar em uma Phoenix”, revela.

“Agora que você mencionou, vou acabar fabricando um barquinho pra mim esse ano,” completa o diretor que atualmente tem uma Phoenix 360 Platinum ano 2011.

Os passeios a bordo da lancha são feitos na companhia da família e dos amigos. Edward é casado com Milena Moraes e tem duas filhas.

Phoenix Boats

Com mais de 30 anos de tradição, Edward vê a Phoenix Boats numa posição privilegiada num momento de forte crescimento do mercado náutico no Nordeste. Alguns exemplos desse crescimento são os eventos que têm escolhido cidades nordestinas como sede: Recife recebeu seu primeiro Boat Show em 2012 e foi escolhida como primeira stopover da Volvo Ocean Race 2014-15; e Olinda sediará o primeiro Nordeste Motor Show em abril.

As lanchas Phoenix atendem ao perfil de uso do barco que as condições de tempo e navegação no nordeste impõem. “Sol, vento forte e mar grosso são o nosso dia a dia”, explica o administrador.

 

 

Saiba mais sobre as lanchas Phoenix:

 

Marília Passos para Bombarco
Fotos: Divulgação/Phoenix Boats