Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Higienização de lanchas e veleiros.Saiba mais

Notícias

Higienização de lanchas e veleiros.Saiba mais

Meu Barco 31/12/1969
Compartilhar
Mau cheiro, ácaros e umidade são alguns dos problemas que um barco parado apresenta. Certo? Uma higienização apropriada da sua lancha ou veleiro se faz necessária periodicamente. É um procedimento de conservação e manutenção da embarcação que vai além daquela limpeza cotidiana de retirar os estofados para respirar. 
 
É um serviço prestado por empresas especializadas. O processo exige maquinário e produtos específicos, por isso, somente você, um marinheiro ou funcionário da marina não terão como realizar esse tipo de limpeza. Então o Bombarco foi entender como funciona para te dar as principais informações sobre a higienização profunda.
 
 
 
Empresas Especializadas: Nauticlean
 
A limpeza profunda é realizada em etapas com uso de máquinas extratoras, pulverizadores, tornadores além do serviço braçal. Há, ainda, a necessidade de higienização e desinfecção dos ambientes com detergentes e clarificantes apropriados. É fundamental higienizar os locais onde se proliferam fungos, bactérias, mofos que causam mau cheiro, e que podem desencadear doenças respiratórias como bronquites e rinites. 
 
Os locais do barco que precisam de maior atenção, em geral, são os banheiros, quartos e dentro dos armários, já que são lugares que ficam fechados, úmidos e quentes. O calor e a umidade fazem aumentar a proliferação de mofo e fungos. Nesses casos o tratamento pode incluir o gás ozônio, que é um poderoso germicida natural e aniquila todo tipo de fungos, bactérias, vírus, ácaros, tirando inclusive o mau cheiro. Também é importante a aplicação de produto para desumidificação.
 
A dica é realizar essa higienização profunda antes do verão e, pelo menos, a cada seis meses. Esse cuidado não elimina a manutenção mensal que deve ser feita no interior da embarcação para a preservação das condições saudáveis.
 
Quando for contratar observe se a empresa oferece equipe técnica especializada, com profissionais treinados, que conhecem o princípio da proliferação. Veja se usam maquinário específico como máquinas extratoras para limpeza de tecidos resistentes e também delicados, pulverizadores de alta pressão e temperatura para banheiros, cozinhas e locais de maior concentração de oleosidade. Os produtos de limpeza devem ser específicos para náutica como das fabricantes 3M, ICP, NautiSpecial, Cadillac que não agridem o meio ambiente.
 
Para uma embarcação com uma suíte, dois quartos, banheiro, cozinha e salão de comando, por exemplo, o proprietário vai investir aproximadamente R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) no serviço de higienização. O processo completo leva, em média, quatro dias para execução, dependendo do estado da embarcação.
 
Algumas empresas oferecem, ainda, serviços mais específicos como o de dedetização para controle de pragas (voadores, rasteiros e roedores) como cupins, traças, brocas, baratas, ratos etc. É fundamental que a empresa tenha um biólogo responsável que assine pelo serviço executado, bem como pelos tipos de venenos usados e acompanhamento da equipe durante o tratamento de descupinização.
 
> Consulte o preço de lanchas na Tabela Bombarco
 
> Encontre diversos modelos de lanchas à venda nos Classificados do Bombarco!
 
 
Redação: Bombarco
Fotos: Nauticlean