Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Jovens da ONG Vento em Popa velejam por Copa Verde em 2014

Notícias

Jovens da ONG Vento em Popa velejam por Copa Verde em 2014

02/06/2010
Compartilhar

A uma semana do início da Copa do Mundo da África do Sul, dez barcos conduzidos por jovens da ONG (Organização Não-governamental) Vento em Popa vão velejar na represa Billings, zona sul de São Paulo, em defesa de uma Copa Verde no Brasil em 2014.

Marcada para o próximo dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a regata trará mensagens ecológicas nas velas dos barcos, com informações que mesclam bordões do mundo do futebol com dicas ambientais, tais como: Vire o jogo, utilize a água da chuva e Não prorrogue o tempo do seu banho. São os Dez Mandamentos para uma Copa Verde.

Promovido pela organização não-governamental Núcleo Pró-Vela, H2C Consultoria ambiental e Portal 2014, a regata terá início pela manhã, a partir das 10h30, com uma campanha educativa inédita – palestras sobre uso racional da água e conservação do meio ambiente, para estudantes de escolas públicas, com idades entre 7 e 11 anos.

“Essa é uma experiência relevante para as crianças e para a sociedade, pois a preservação ambiental exige, fundamentalmente, a conscientização da população sobre sua importância. Nada melhor do que possibilitar essa consciência desde cedo”, avalia o consultor e especialista em projetos de uso racional da água, Paulo Costa.

Um dos objetivos do evento é alertar para o fato de que o Brasil deve se preparar também na área ambiental para receber, daqui a quatro anos, o principal evento esportivo do mundo. Assim as crianças assistirão apresentações sobre a importância de uma mudança de hábitos de consumo ligados ao meio ambiente.

Após as palestras, as crianças farão visitação pela represa em uma chalana; ao longo do passeio, monitores especializados mostrarão os problemas (desmatamento, ocupação irregular, lançamento clandestino de esgotos, assoreamento, lixo, entre outros) às margens da Billings e as formas de resolvê-los, contribuindo assim com a conscientização ambiental.

Ao final, as crianças plantarão 14 mudas de pau-brasil, simbolizando a esperança de que nosso país realize, de fato, uma “Copa Verde” em 2014.

A Vento em Popa
O Vento em Popa é uma ONG que executa projetos de desenvolvimento, com foco em educação para comunidades de baixa renda. Fundada em 2001 por estudantes universitários de Administração Pública da FGV, atua em comunidades que vivem às margem da represa Billings, na zona sul da cidade de São Paulo.  O objetivo principal é envolver a população na recuperação e preservação da represa. Para tanto, os participantes trabalham pela recuperação das nascentes já catalogadas pela ONG, realizam mutirões nas margens, participam de eventos náuticos em prol da represa e analisam mensalmente a qualidade das águas.

Serviço
Barqueata por uma Copa Verde
Local: Acampamento do Instituto de Engenharia de São Paulo – km 25,5 da estrada Pedreira Alvarenga – São Bernardo do Campo (entrada no km 20 da Rodovia Imigrantes).
Horário: a partir das 10h30


Redação: Bombarco
Fonte: Mandarim Comunicação