Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Laser - Especial Semana da Vela de Ilhabela

Notícias

Laser - Especial Semana da Vela de Ilhabela

02/07/2021
Compartilhar

O Laser foi desenvolvido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por um único tripulante. Tornou-se classe olímpica nos Jogos de 1996 em Atlanta e o primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. 

 

Com um casco de 4.23m de comprimento, o Laser é subdividido nas seguintes classes:

  • Laser Standard: 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um velejador forte entre os 80KG e os 86KG

 

  • Laser Radial: área de vela menor com 5.76 m2


 

Em relação às outras classes, o Laser Radial utiliza uma base de mastro mais flexível e curta, combinada com uma área vélica 18% menor do que a do Standard. O Laser Radial têm grande número de competidores participando de campeonatos nacionais e internacionais, assim como Campeonatos Mundiais Abertos que atraem números de velejadores e número de países tão fortes quanto aqueles do Laser Standard.

Os barcos da classe laser são indicados para velejadores experientes, por alcançar altas velocidades e ser capaz de planar em dias de vento forte. Hoje é a classe mais popular do mundo, com mais de 190.000 barcos produzidos, que se destacam pela simplicidade e o baixo preço.

 

  • Laser 4.7: transitória do Optimist para a Radial ou Standard

 

 

 

O Laser 4.7 utiliza uma base de mastro curta e com pre-bent para manter o leme balanceado com uma área vélica 35% menor do que a do Laser Standard. É ideal para aprender a velejar e para os velejadores recém-saídos do Optimist.

 

 

 

>>> Veja de perto grandes velejadores da classe Laser em ação na Semana do Monotipo que antecede a 48ª Semana de Vela de Ilhabela

 

Dias 16, 17 e 18 de Julho de 2021

 

Inscrições abertas!

 

Acesse: turismoilhabela.com/semanademonotipos/ 

 

 

 

Redação: Equipe Bombarco

Apresentado por Turismo Ilhabela