Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Londres 2012: Scheidt e Prada lideram após primeiro dia de regatas nas Olimpíadas

Notícias

Londres 2012: Scheidt e Prada lideram após primeiro dia de regatas nas Olimpíadas

30/07/2012
Compartilhar

A Equipe Brasileira de Vela começou neste domingo (29) a corrida pelo ouro na modalidade que já trouxe 16 medalhas olímpicas ao país. Os favoritos ao lugar mais alto do pódio na classe Star mostraram que estão no caminho certo e já lideram a categoria após duas regatas. Robert Scheidt e Bruno Prada finalizaram a primeira prova do dia em Weymouth em quarto lugar e na última ganharam uma disputa apertada com os atuais campeões e donos da casa, Iain Percy e Andrew Simpson. A vitória foi no melhor estilo ‘photofinish’ com os dois barcos chegando juntos em 1h13min39s. A média de ventos foi de 16 nós e temperatura na casa dos 18 graus.

A dupla brasileira soma cinco pontos perdidos e está na ponta da classificação geral. Na sequência aparecem os irlandeses Peter O'Leary e David Burrows, com 8 pontos perdidos, e os representantes da Polônia, Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, com 12. Os ingleses tem 13 pontos perdidos.

Estreia de Jorginho na Finn

Outro que estreou neste domingo foi Jorge Zarif na Finn. O mais jovem da delegação nacional na Olimpíada está em 18º na classificação geral. O atleta de 19 anos ficou em 15º na primeira regata e 20º na segunda. O destaque do dia foi o dinamarquês Jonas Hoegh-Christensen que venceu as duas provas do dia e lidera a competição. O favorito ao ouro, o britânico Ben Ainslie está em segundo com quarto portos perdidos, depois de dois segundos lugares.

As regatas prosseguem nesta segunda-feira (30) para Star e Finn. Estão programadas mais duas provas em Weymouth.

Começam as disputas na Laser

A classe que já deu três medalhas olímpicas ao Brasil com Robert Scheidt abre o seu calendário nesta segunda-feira em Weymouth. O País é representado por Bruno Fontes na Standard e Adriana Kostiw na versão feminina, chamada de Radial. Um dos melhores do ranking mundial, Bruno aposta em regularidade para voltar ao País com uma medalha. "Estou tranquilo e com muita vontade de velejar, quero conquistar grande resultado", diz Bruno Fontes.

A velejadora Adriana Kostiw está animada para a competição. Depois de fazer a regata de abertura neste domingo, a brasileira quer fazer bonito em Weymouth. "Chegou a hora e estou preparada para defender as cores do Brasil. Disputar a regata de abertura é importante para conhecer os procedimento e, principalmente, tirar o frio da barriga". Os dois atletas da Laser participaram da cerimônia de abertura dos Jogos na sexta-feira (27).

O restante da Equipe Brasileira de Vela aguarda na Vila Olímpica de Weymouth a hora de ir para água. Patrícia Freitas (RS:X) e Ricardo ´Bimba´ Winicki (RS:X) têm a primeira regata marcada para a terça-feira (31), enquanto Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470) velejam a partir de sexta-feira (3/8).

A vela na Olimpíada

Como é comum nas olimpíadas, a competição de vela não será na cidade-sede dos Jogos de Londres. As regatas estão marcadas para a cidade de Weymouth, na costa sul da Inglaterra. O local é a sede da Academia Nacional de Vela, o principal centro da modalidade no País.

A disputa começou neste domingo e termina apenas no dia 11 de agosto, com a final do Match Race feminino. As medal races para as demais classes serão realizadas entre os dias 5 e 9 de agosto.


Fonte: ZDL
Foto: Agência Manga / Divulgação