Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Londres 2012 – Vela brasileira começa bem em três classes dos Jogos Olímpicos

Notícias

Londres 2012 – Vela brasileira começa bem em três classes dos Jogos Olímpicos

31/07/2012
Compartilhar

Os dois dias de regatas em Weymouth, local das provas de vela olímpicas, foram positivos para a Equipe Brasileira de Vela. Na classe Star, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada ocupa a quarta colocação, apenas dois pontos atrás da equipe da Grã-Bretanha. Mesmo com o dia irregular nesta segunda-feira (30), os tricampeões mundiais estão na corrida pelo ouro. Já na Laser, estreia com sabor de vitória para Bruno Fontes, que é o oitavo na classificação geral. Com um 17º e um 2º, o catarinense está na briga. Na versão feminina, chamada de Radial, Adriana Kostiw está bem próxima de seu objetivo: disputar a Medal Race entre as 10 melhores do mundo. Com duas regatas até agora, a atleta ocupa a 12ª posição. A média de ventos das provas do dia foi de 17 nós.

Star

O equilíbrio marca a classe Star em Weymouth, após quatro regatas. A tabela de classificação explica essa igualdade entre as tripulações. São quatro praticamente empatadas sem a entrada do descarte. Os mais regulares são os britânicos Iain Percy/Andrew Simpson, atuais campeões olímpicos, que somam 18 pontos perdidos. Com a mesma pontuação está a dupla norueguesa Eivind Melleby/Petter Morland Pedersen. Na sequência aparecem os suecos Fredrik Loof/Max Salminen e Robert Scheidt/Bruno Prada com 19 e 20 pontos perdidos, respectivamente. Os brasileiros tiveram uma jornada apenas regular nesta segunda-feira, marcando um nono e um sexto lugares. Estão programadas mais duas regatas para a terça-feira (31) e a entrada do descarte.

Finn

Jorginho Zarif continua em uma posição intermediária na sua estreia olímpica. O jovem velejador de Finn ficou em 15º na primeira prova e fechou o dia cruzando a linha de chegada em 20º. No total, o brasileiro ocupa a 19ª posição com 70 pontos perdidos. A liderança é do dinamarquês Jonas Hoegh-Christensen.

Laser

Estreia positiva do brasileiro Bruno Fontes na Laser. Na primeira regata do dia, o velejador ficou em 17º lugar, mas mostrou que pode brigar por uma medalha na segunda prova, quando terminou em segundo. Pela soma dos resultados, o representante da Laser é o oitavo colocado com 19 pontos perdidos. O australiano Tom Slingsby lidera a flotilha de 49 barcos, seguido pelo guatemalteco Juan Ignacio Aguero.

Laser Radial

A brasileira Adriana Kostiw estreou bem na Olimpíada com um 11º e um 15º e ocupa a 12ª colocação. O objetivo da atleta paulista é disputar a Medal Race, regata final com pontuação dobrada. O bom resultado da brasileira numa flotilha de 41 barcos é comemorado pela atleta. "A ideia é chegar entre as top 10. Fiz uma boa preparação e agora é lutar pelas posições". A liderança é da irlandesa Annalise Murphy, que venceu as duas regatas do dia. A esposa de Robert Scheidt, Gintare terminou o dia em sétimo lugar. A atleta defende a bandeira da Lituânia nos Jogos.

Estreia da RS:X

A terça-feira (31) será dia de estreia para dois velejadores: Ricardo ‘Bimba’ Winicki e Patrícia Freitas na classe RS:X. Os dois têm chance de brigar pela Medal Race e até por medalhas levando em conta os últimos resultados internacionais. Bimba, um dos mais experientes da delegação brasileira, fez uma preparação bastante focada nas condições de Weymouth, que se caracteriza por ventos fortes. A previsão é de ventos acima de 20 nós para as primeiras provas da prancha a vela.

Patrícia Freitas está preparada para sua segunda Olimpíada. A atleta apresentou uma evolução significativa nas últimas competições de RS:X e já pode ser apontada como candidata ao top 10. Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470) serão as últimas a cair na água. As regatas do 470 começam na sexta-feira, 03.

 

Fonte: ZDL
Foto: CBVM/ Divulgação