Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Maior barreira de coral do mundo sofre ameaça

Notícias

Maior barreira de coral do mundo sofre ameaça

07/01/2011
Compartilhar

As inundações sem precedentes que afetam o Estado de Queensland, na Austrália, se estendem a cerca de 40 cidades e já ameaçam a Grande Barreira de Corais com dejetos e pesticidas levados pelas águas.

O lixo e os pesticidas são uma mistura perigosa para o equilíbrio frágil do maior recife de coral do mundo, com uma extensão de cerca de dois mil quilômetros - um ecossistema único, considerado patrimônio mundial pela Unesco e importante atração turística do país.

O número de cidades afetadas subiu de 22 para 40 nos últimos dias. Entre elas, a pequena Saint George, com 2.500 habitantes, que teve que retirar os pacientes de seu hospital diante da cheio do rio Balonne. Outra cidade é Rockhamtpon, com 75 mil habitantes, uma das principais cidades da região agrícola e mineradora da Austrália, onde as inundações já afetam mais de 200 mil pessoas em uma área equivalente à da França e à da Alemanha juntas.

Para agravar ainda mais a situação catastrófica, serviços meteorológicos lançaram um alerta de tempestades para o sul de Queensland, com risco de precipitações muito fortes e um rápido aumento no nível da água. O aumento do nível dos rios ameaçam agora cidades do Estado vizinho de Gales do Sul.

As enchentes já custaram um bilhão de dólares australianos (R$ 1,6 bilhão) para o setor de mineração local - que fornece a metade da demanda mundial de coque para a indústria do aço.

Redação: Bombarco
Fonte: Jornal da Cidade - http://www.jcnet.com.br/detalhe_agencias.php?codigo=199115