Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Manifesto contra o Porto de São Sebastião reuniu cerca de 400 pessoas

Notícias

Manifesto contra o Porto de São Sebastião reuniu cerca de 400 pessoas

15/03/2012
Compartilhar

Na noite do sábado, 03 de março, aconteceu em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, o “1º Manifesto contra o Porto de São Sebastião”, que reuniu cerca de 400 pessoas na Vila, centro histórico da cidade.

O protesto, que foi marcado pelo bom humor e pela não-violência, reuniu diversos representantes da sociedade civil como esportistas, trabalhadores, empresários, estudantes, biólogos, cientistas, artistas, artesãos, além de moradores e veranistas da região. Os participantes do manifesto se fantasiaram de prostituas e traficantes, seres marinhos mortos pelo porto e pelo óleo, velejadores e surfistas sem mar, turistas afugentados, sereias violentadas pela ganância, acidentes com contêineres entre outras formas criativas de expressão para demonstrar os pontos negativos que a ampliação do Porto de São Sebastião pode trazer para as duas cidades.

A obra prevê a construção de 12 berços para atracação de navios, com profundidade variando entre 12 e 25 metros, construção de espaços para embarcações de apoio, e a pavimentação de uma área para a movimentação de contêineres. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, responsável pelo projeto, o investimento seria de R$ 2,5 bilhões e as obras têm início previsto para o segundo semestre de 2012.

A população local teme que a ampliação atraia mão de obra de outras localidades, além de prejudicar o trânsito na região central de São Sebastião, com a circulação de cerca de mil carretas por hora. Outra alegação é de que o projeto causaria degradação urbana na cidade, e poderia prejudicar o turismo regional.

Para saber mais sobre a ampliação do porto, acesse - http://www.nossailhamaisbela.org.br/web/

 

Redação: Bombarco
Fonte: Instituto Ilhabela Sustentável
Foto: Divulgação