Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mar Mediterrâneo é o mar mais ameaçado do mundo

Notícias

Mar Mediterrâneo é o mar mais ameaçado do mundo

10/01/2011
Compartilhar

Sobrepesca, destruição do habitat, contaminação das águas, aquecimento global e pressão demográfica são alguns dos fatores que ameaçam a vida de mais de 17 mil espécies no Mar Mediterrâneo.
Nos últimos anos outro fator preocupante é a aparição de fragmentos plásticos no oceano. Segundo pesquisas, cerca de 250 bilhões de pedaços microscópicos de plástico flutuam no mar Mediterrâneo, representando uma ameaça à biodiversidade marinha e à cadeia alimentar desses animais.

Além da perda de biodiversidade e presença de fragmentos plásticos, o Mediterrâneo também é invadido por outras espécies. A maioria delas entraram pelo canal do Suez, vindas do mar Vermelho. Já foram observadas mais de 600 novas espécies no mar Mediterrâneo.

O fator que atrai estas espécies é o aumento da temperatura das águas do mar. Na década de 80, a temperatura da superfície marinha na costa mediterrânea variava entre os 16 graus, na zona ocidental, e os 22 graus na zona oriental. Especialistas prevêem que em 2050 a temperatura irá ultrapassar os 24 graus em algumas zonas.

Redação: Bombarco
Fonte: Blog do Lotsemann - http://lotsemann.wordpress.com/2010/08/15/censo-da-vida-marinha-mediterraneo-e-o-mar-mais-ameacado-do-mundo/