Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Marcelo Massa vence a regata Santos-Rio

Notícias

Marcelo Massa vence a regata Santos-Rio

17/11/2009
Compartilhar

29 horas e 14 minutos no mar. Com esse tempo, o velejador Marcelo Massa, campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e do Campeonato Paulista, leva novamente o primeiro lugar, agora na 59ª Regata Santos-Rio. A regata oceânica abriu o Circuito Rio, segundo maior evento de vela no Brasil, que segue a partir do dia 30, no Rio de Janeiro.

Cerca de 40 barcos se inscreveram, mas só 34 saíram da praia do Gonzaga em Santos (SP), a uma hora da tarde de sexta-feira, dia 23, com 45 minutos de atraso por falta de ventos.

Durante todas as 200 milhas – cerca de 360 km – três barcos despontavam. Além do Loyal, estavam também na frente o veleiro Sorsa de Eduardo Penido e Touché de Ernesto Breda. “Foi uma regata difícil e muito desgastante, porque tivemos contravento em 100% dela”, avalia Marcelo Massa que desde 2004, participa da Santos-Rio.

Segundo o velejador, até às sete horas da manhã, os ventos estavam entre fracos e médios. Depois desse horário, os contraventos estavam fortes e os veleiros enfrentaram rajadas de 22 nós. “Não fizemos revezamento nem para descansar, nem para dormir. Todos nós tivemos que ficar fazendo escoras nas bordas. Deu para dar um cochilos", explica Massa.

As duas novas velas Balão não foram usadas por causa do contravento. A equipe do Loyal/Red Nose/PolyJohn tem Marcelo Massa como capitão e onze experientes velejadores, entre eles, André Fonseca, o Buchecha, no papel de tático, que já participou de várias Olimpíadas. “Em uma regata, todos da tripulação são importantes. Cada um tem uma função e cada um depende do outro. Trata-se de uma competição onde todos são fundamentais para se conquistar a vitória”, comemora o velejador.


Resultado final da regata

1º lugar: Loyal Red Nose/PolyJohn, de Marcelo Massa (SP), que chegou às 18h14 no Iate Clube do Rio de Janeiro, na Urca.
2º: Sorsa, de Eduardo Penido (RJ), que chegou às 17h39.
3º: Touché, de Ernesto Breda (SP), que chegou uma hora e vinte minutos depois do Loyal.
4º: Netunos
5º: Montecristo



Redação Bombarco

Foto: Marcio Ishihara


Confira Veleiros à venda nos Classificados Bombarco!