Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil convoca árbitros de ponta para 10ª edição

Notícias

Match Race Brasil convoca árbitros de ponta para 10ª edição

26/10/2012
Compartilhar

O Match Race Brasil repete a fórmula das últimas edições e levará para água um quadro de árbitros de nível internacional para fiscalizar os duelos na competição barco contra barco. O evento, que será disputado de 8 a 11 de novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), terá profissionais certificados pela Federação Internacional de Vela (ISAF, sigla em inglês).

O experiente Pedro Paulo Petersen será o juiz geral e, responsável por escolher os demais integrantes da equipe, ele terá o apoio de dois grupos, supervisionados por Carlos "Cuca" Sodré (coordenador da Comissão de Regatas) e Nelson Ilha (árbitro chefe).

"É a competição de match race mais importante realizada no Brasil e a parte técnica é feita pelos melhores árbitros. Os velejadores participantes também são criteriosamente selecionados, o que torna esse evento ímpar no país. É uma competição rápida e de fácil entendimento, inclusive para quem nunca viu uma regata. Os barcos estão sempre lado a lado", revela Petersen.

A modalidade exige atenção especial dos juízes durante as provas, já que a regra permite que uma equipe force o erro da outra para tentar levar vantagem. As ações começam antes mesmo da largada e se estendem nos contornos de boia e mudanças de bordo. O momento crucial é o que antecede a largada, já que os barcos procuram uma melhor posição para ter vantagem até a próxima boia e sempre tentam penalizar o adversário.

A Comissão de Regatas é a responsável pela montagem do percurso de barla-sota, sinalização de largada e pela súmula final. As largadas e as chegadas dos duelos são sempre realizadas entre a embarcação do juiz principal e uma boia inflável. Toda a sinalização é feita por bandeiras, não existindo contato verbal com os atletas. Os juízes são responsáveis por acompanhar as provas e sempre que exista um protesto, a decisão é imediata e o barco infrator paga uma penalidade imediatamente.

O gaúcho Nelson Ilha, outro destaque da arbitragem do Match Race Brasil 2012, acaba de voltar de sua quinta Olimpíada, na raia de Weymouth, na Inglaterra. O juiz é um dos mais requisitados do continente para regatas de regras diversas.

Para chegar ao nível do gaúcho é preciso muito estudo e participar de provas regularmente. Hoje o Brasil desenvolve um programa de oficiais nos moldes da ISAF. No caso dos árbitros, há clínicas e seminários nacionais que dão a base teórica; a prática tem que ser conseguida nos eventos. "Os árbitros nacionais são estimulados a participar das atividades para certificação internacional. O primeiro passo é buscar competições no seu clube, ou nos que realizam Match Race, e se oferecer como voluntário," aconselha Ilha.

 

Saiba mais sobre a Match Race Brasil:

Match Race Brasil chega à 10ª edição em novembro
Galeria: Match Race Brasil 2010

Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: AGIF, Divulgação e Veleiros do Sul