Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Match Race Brasil define equipes para edição 2012

Notícias

Match Race Brasil define equipes para edição 2012

31/10/2012
Compartilhar

A organização do Match Race Brasil confirmou as oito equipes formadas por clubes náuticos e marinas do Brasil para a edição 2012 da competição barco contra barco, que dará R$ 75 mil em prêmios. As regatas, disputadas entre 8 e 11 de novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), ganharam dois novos times: um 100% feminino, comandado por Renata Decnop, e o Yacht Club de Ilhabela, que terá como timoneiro o bicampeão pan-americano Maurício Santa Cruz, o Santinha.

Os estreantes medirão forças na Baía de Guanabara, em veleiros rigorosamente iguais, contra algumas feras da vela nacional, que já conhecem o formato da disputa nesses 10 anos de história. As equipes são comandadas por Marco Grael (Rio Yacht Club), Henrique Haddad (Marinha do Brasil), Renato Cunha (Clube Naval Charita), Thomas Low-Beer (Iate Clube do Rio de Janeiro), Alexandre Saldanha (Búzios Vela Clube), e Samuel Albrecht (Veleiros do Sul).

O regulamento do campeonato prevê que todos os competidores se enfrentem na fase inicial. Para as semifinais, os quatro melhores disputam vaga na decisão em regatas melhor de três ou de cinco. Cada equipe deverá ser formada por oito tripulantes, desde que um seja mulher. No caso do time do Ciaga (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, da Marinha), só de mulheres, o limite é de dez tripulantes.

"É o campeonato mais tradicional da modalidade no Brasil, com alto nível técnico e adversários de peso. Temos vários olímpicos presentes na raia e o nosso barco não vai ser diferente, pois temos a Isabel Swan nas escotas. Com toda essa concentração técnica, o Match Race Brasil tem uma visibilidade acima da média do nosso esporte e nós temos a oportunidade agora de nos firmar como atletas de alto nível", explica Renata Decnop.

Já o time do Yacht Club de Ilhabela convocou o tricampeão mundial e bi pan-americano Maurício Santa Cruz, para a estreia. O diretor de vela do YCI, Carlos Eduardo Souza e Silva, assume que entrar no Match Race era uma intenção antiga. "Antes, tínhamos dificuldade em montar uma equipe do clube, pois na vela de oceano é comum o proprietário ser o único tripulante sócio, então ficava difícil. Além disso, a técnica de Match Race é muito diferente e mais agressiva do que a usada nas regatas de flotilha. Esse ano, com a entrada do Santinha nos eventos de HPE do YCI, decidimos formar um time experiente, que conta com nossos associados," comentou Silva.

No Match Race, as regatas são rápidas, com duração máxima de 20 minutos entre as boias. No caso do Match Race Brasil os veleiros são do modelo Beneteau First 40.7, rigorosamente iguais para as tripulações.

Saiba mais sobre o Match Race Brasil 2012:


Redação Bombarco
Fonte: ZDL
Fotos: AGI, Fred Hoffmann/ZDL e Divulgação/Time Decnop e Swan 470