Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Maxi Yacht Rolex Cup: competição de veleiros velozes e formidáveis

Notícias

Maxi Yacht Rolex Cup: competição de veleiros velozes e formidáveis

04/09/2012
Compartilhar

Com a participação do brasileiro Lucas Brun, começou nesta segunda-feira (3) uma das mais espetaculares competições do circuito náutico mundial, a Maxi Yacht Rolex Cup, disputada em Porto Cervo, na Sardenha, organizada pelo Yacht Club Costa Smeralda e pela International Maxi Association.

O Magic Carpet, veleiro no qual Lucas Brun é regulador da vela mestra, venceu sua categoria na regata de estreia, um percurso de 29 milhas por pontos históricos e pitorescos do litoral da Sardenha. O Magic Carpet compete entre os Wally, que são projetos que reúnem, a um só tempo, luxo, elegância e alta performance. "Este é um evento bastante complicado. Os valores dos barcos são astronômicos e o investimento na Vela também. Por isso, além das regatas, o evento exige uma enorme preparação antes e durante a competição. Aqui, mesmo num dia de vento fraco, você tem uma série de controles para fazer no barco depois que a regata terminou e antes de recolher todos equipamentos", revela Lucas.

A flotilha deste ano é uma das maiores já registradas, com 34 embarcações divididas em cinco categorias, dos mini-máxis, com pelo menos 75 pés, aos super-máxis, com mais de 130. Com 12 inscritos, a categoria dos mini-máxis é marcada pela altíssima tecnologia empregada e pelo nível elevado dos competidores. Como o carioca Lucas Brun bem explicou, "são embarcações bem diferentes das que estamos acostumados no Brasil". Para efeito de comparação, o menor dos competidores na Sardenha seria o maior na Rolex Ilhabela Sailing Week.  O maior dos inscritos, o Hetairos mede impressionantes 216 pés (66 metros). Quando os máxis mais avançados tecnologicamente se postam lado a lado numa competição nos paradisíacos cenários da Costa Smeralda e do Arquipélago Madalena, um espetáculo de encher os olhos está garantido.

Os vencedores deste primeiro dia foram: Ran2 (GBR) no Mini Maxi Rolex World Championship; Velsheda entre os máxis de regata; Aegir (GBR) entre os máxis Racer/Cruisers; Nilaya (GBR) entre os super-máxis e o Magic Carpet 2, de Lucas Brun, (GBR) entre os Wally. O fita-azul, primeiro a completar o percurso, foi o Esimit Europa 2, da Eslovênia, fechando as 29 milhas em pouco mais de duas horas e 32 minutos.

 

Redação: Bombarco
Fonte: Regattanews.com
Foto: Rolex / Carlo Borlenghi