Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Mitsubishi Sailing Cup - "Olhos do mar", umpires ditam as regras das regatas da competição

Notícias

Mitsubishi Sailing Cup - "Olhos do mar", umpires ditam as regras das regatas da competição

08/06/2012
Compartilhar

Alguns dos melhores velejadores do mundo, nos mais rápidos veleiros monotipos do planeta. Essas são as características que fazem da Mitsubishi Sailing Cup um dos circuitos mais competitivos e atraentes da vela de oceano sul-americana. Revolucionando o universo dos mares, o evento trouxe ao país, em 2010, um modelo de arbitragem que deixa as disputas ainda mais interessantes para quem assiste e veleja: o de umpires, juízes que atuam dentro da água verificando o cumprimento das normas.

Diferente das tradicionais competições com sistema de rating, os umpires julgam os protestos em tempo real, evitando assim a demora na divulgação dos resultados. "O diferencial dessa forma de regata com umpire na água é o que começa no mar, termina no mar. Não há situações de esperar chegar em terra para fazer apelação. Ao sair da água, já se sabe quem é o campeão", explica Carlos Sodré, árbitro geral do evento.

Na 3ª temporada da maior competição de veleiros monotipos da América do Sul, serão dez os responsáveis por manter a ordem espalhados pela água, todos com ampla experiência internacional, incluindo três com participações em Jogos Olímpicos. Um dos destaques da comissão de umpires será a presença de árbitros de três países: Brasil, Argentina e Chile.

"Trazer juízes de alto nível tem tudo a ver com a Mitsubishi Sailing Cup, já que é nessa competição que se encontram alguns dos melhores velejadores do mundo. Este ano, teremos árbitros de vários países e, no caso do Brasil, do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre", conta Sodré, que também é juiz internacional de regatas.

 

Fonte: Mitsubishi Sailing Cup
Foto: Matías Capizzano / Mitsubishi